Cidade lidera o ranking entre toda a Região Metropolitana de Campinas
As ações ambientais desenvolvidas pela Prefeitura durante 2009, em parceria com a Sanebavi, foram reconhecidas em âmbito estadual.
O município foi destaque no ranking ambiental estadual divulgado nesta terça-feira, dia 1º, pelo governador do Estado de São Paulo, José Serra e foi o primeiro classificado entre as cidades RMC – Região Metropolitana de Campinas com a conquista do selo Município Verde Azul.
O certificado, que traz o slogan do projeto ‘Ação local por uma causa global’, foi recebido pelo secretário de Planejamento e Meio Ambiente da Prefeitura, Cassio Capovilla, que esteve acompanhado pelo interlocutor do município no projeto Município Verde Azul, o biólogo Getulio Alves Pereira e engenheiro agrônomo, Fabio Gaspar.
O município teve o seu desempenho avaliado em 10 diretivas que regem o projeto: Esgoto Tratado, Lixo Mínimo, Recuperação da Mata Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Habitação Sustentável, Uso da Água, Poluição do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho de Meio Ambiente. (veja detalhes abaixo)
A nota média das cidades paulistas passou de 51,5 em 2008 para 62,6 em 2009. A nota obtida por Vinhedo foi de 81,69, fazendo com que o município ocupe a 127ª colocação geral entre todos as cidades paulistas. “A idéia de criar o Município Verde Azul agora está dando frutos. Notamos uma competição saudável e positiva entre os municípios. É uma competição que faz bem às pessoas, ao nosso Estado e ao nosso País", comentou o governador, divulgando que irá liberar R$ 50 milhões para ser dividido entre os 156 municípios que receberam o certificado. Com a conquista do selo Vinhedo terá prioridade na obtenção de recursos junto ao governo estadual.
Em 2009, os 645 municípios do Estado de São Paulo, incluindo Vinhedo, aceitaram o desafio e foram avaliados pela equipe do projeto, obtendo uma nota, que varia de zero a 100. As localidades que obtiveram nota acima de 80 receberam o certificado de Município Verde Azul.
Para o secretário municipal de Planejamento e Meio Ambiente, Cassio Capovilla, o certificado Município Verde para Vinhedo é o reconhecimento de um trabalho desenvolvido durante 1 ano. “Temos muito a fazer ainda no município para recuperação e preservação ambiental. Tivemos a conquista desta certificação já no primeiro ano de atuação no projeto e fomos a primeira cidade mais bem classificada da região. Esta é a nossa primeira conquista de muitas que virão em prol do meio ambiente de Vinhedo”, declarou o secretário após receber o certificado.
A adesão de Vinhedo no projeto Município Verde Azul foi feita em 2008, porém o município teve a sua pontuação zerada no ano passado por não ter desenvolvido ações para o projeto. No início deste ano o prefeito Milton Serafim registrou junto ao Governo do Estado o compromisso de implantar em Vinhedo o projeto Município Verde, com a finalidade de promover a recuperação e preservação da qualidade ambiental de Vinhedo.
Para o prefeito em exercício, Jaime Cruz, a conquista do título é de fundamental importância para o município e para as gerações futuras. “Parabenizo a equipe da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente pelo empenho em coordenar um trabalho que foi desenvolvido em parceria com diversas secretarias e Sanebavi. Foi com a união deste trabalho coordenado pelo prefeito Milton Serafim que conquistamos o primeiro resultado para o retorno da qualidade ambiental em Vinhedo”, declarou Jaime Cruz.
Metas para 2010
O secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, confirmou durante o evento as prioridades do projeto Município Verde Azul estabelecidas para 2010. Segundo ele, os investimentos estarão focados em educação ambiental, coleta seletiva de lixo e arborização urbana.
Ações desenvolvidas em Vinhedo para a conquista do Certificado Município Verde Azul. O município foi avaliado em 10 diretivas e já estabeleceu algumas ações para 2010
Esgoto Tratado
– funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE-Pinheirinho. Inaugurada em 2001 é responsável pelo tratamento de 70% do esgoto coletado da cidade
– fase de conclusão da segunda Estação de Tratamento de Esgoto – ETE-Capivari, no Distrito Industrial. Com a obra Vinhedo terá tratado 100% do esgoto coletado da cidade.
Lixo Mínimo
– continuidade ao projeto de coleta seletiva ‘Diga não ao desperdício’, visando diminuir o volume de lixo sanitário enviado aos aterros. Recolhimento de material reciclável semanal nos quatro cantos da cidade
– desenvolvimento da operação cata-bagulho
– descarte inédito e recorde de pilhas, baterias de celulares, lâmpadas fluorescentes e pneus inutilizáveis
Ações futuras
– Prefeitura prevê em 2010 a criação de uma usina de resíduos sólidos de materiais de construção civil. A partir do próximo ano também será implantado projeto de coleta de óleo vegetal de cozinha.
Recuperação de Mata Ciliar
– plantio de 1.500 mudas nativas na região da Represa I, em áreas de preservação permanentes – APPs
– plantio de 1.300 mudas nativas às margens do Rio Capivari, para recuperação de APPs
Educação Ambiental
Implantação de projetos e ações nas escolas da rede municipal
– atividade ambiental nos centros de educação infantil ‘Limpeza geral na comunidade local’
– projeto semear, com objetivo de conscientizar a comunidade sobre a importância da conservação ambiental para equilíbrio ecológico
– plantio de 200 árvores de espécies variadas em calçadas e praças
– projeto de educação ambiental com plantio em horta
Aprovação da Agenda Ambiental para comemoração de datas como dia da terra, semana de proteção a fauna
Lei Municipal 3.274/2009, que institui a Política Municipal de Educação Ambiental
Habitação Sustentável
– criada a lei nº 3.272, que torna obrigatório do uso de madeira legalizada em obras e serviços de natureza pública ou privada
Uso de água
– construção de novos reservatórios de água com capacidade para 1 milhão de litros
– utilização das estações de tratamento de água
– troca da rede de água em vários pontos da cidade, reduzindo ao máximo a perda de água no sistema de abastecimento
Poluição do ar
– lei municipal nº 3.273, que dispõe sobre as atividades pertinentes ao controle da poluição atmosférica, por meio de avaliação da emissão de fumaça preta de veículos e máquinas movidas a diesel pertencentes ao Poder Público Municipal ou prestadores de serviços à Prefeitura.
– elaboração de folheto informativo para serem entregues aos moradores de área rural com objetivo de combater as queimadas
Estrutura Ambiental
– existência da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, dividida nos setores de proteção e fiscalização de mananciais e setor de proteção ao meio ambiente
Conselho Ambiental
Comdema – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – consultivo, partidário e deliberativo – criado em 2002
Arborização Urbana
– plantio de 200 árvores de espécies variadas (nativas e exóticas) em calçadas e praças do município