Turmas de 4ª séries das escolas da rede municipal de ensino de Vinhedo Cláudio Gomes, E.M. Abrahão Aun, participam hoje à noite, a partir das 19h, da cerimônia de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) promovido pela Polícia Militar e apoiado pela Secretaria de Educação de Vinhedo. Cerca de 200 alunos receberão os certificados no Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus, momento em que os alunos prestarão o compromisso diante da Polícia, da Escola e da família de resistir às drogas e à violência.
O Proerd é um programa de caráter social preventivo posto em prática pela Polícia Militar oferecendo atividades educacionais em sala de aula, trabalhando com as crianças e adolescentes a necessidade de desenvolver as suas potencialidades, desenvolver a auto-estima, o cultivo da felicidade, controle das tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões dos companheiros e às formas de oferecimento de drogas por pessoas estranhas ao convívio das crianças e adolescentes.
Amanhã, também às 19h, no teatro, é a vez dos alunos da escola E.M. Maria de Lourdes Von Zuben receberem os certificados de participação.
“É fundamental estabelecermos essa parceria com as instituições que se preocupam com a qualidade de ensino. A Polícia Militar tem uma função importantíssima em relação à resistência às drogas e à violência e por isso o Proerd alcançou tanto sucesso. O Prefeito Milton Serafim é um entusiasta deste programa, pois é uma forma de conscientizar nossos alunos em um momento de formação de caráter deles”, destaca o secretário de Educação, o vice-prefeito Jaime Cruz.
O Programa
Conforme a dinâmica do programa, o policial comparece à escola fardado, uma vez por semana, ao longo de um semestre, acompanhado do professor da turma para ministrar as aulas aos estudantes.
Além do livro do estudante, a criança recebe um kit de comunicação visual com uma camiseta e um boné com distribuídos na formatura, junto com um certificado de conclusão do curso, No primeiro semestre participaram as escolas municipais E. M. Abel Maria Torres, E. M. Dom Mathias, E.M Magdalena Lébeis, Centro de Cidadania Eduardo Von Zuben (CIC) totalizando 360 alunos.