60 idosos participam, a partir desta quinta-feira (22), dos JORI (Jogos Regionais do Idoso), em Bragança Paulista
Dona Antonieta Scalabrini, de 83 anos, que nasceu em Milão – mas já adotou Vinhedo como cidade do coração há 50 anos – conta as horas para enfrentar seus adversários na competição de buraco nos Jogos Regionais do Idoso (JORI), em Bragança Paulista.
Ela é um dos sessenta idosos do Grupo Bem Viver, coordenado pela Secretaria de Promoção e Assistência Social em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer, que vão representar Vinhedo na competição que começa hoje e vai até domingo, dia 25 de outubro. “Já frequento o Bem Viver há 9 anos, e além das atividades, participar dos JORI é uma oportunidade de conhecer gente de fora, usar a cabeça e me sentir disposta! Estou muito feliz com as coisas boas que o Bem Viver nos faz e por representar Vinhedo nesses jogos”, afirma Dona Antonieta.
O grupo, que partiu para a cidade sede na tarde de ontem, dia 21, recebeu das mãos do prefeito Milton Serafim, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Neusa Serafim, do secretário de Promoção e Assistência Social, José Luis Bernegossi, e do secretário de Esportes e Lazer, Gustavo Zampieri (Tubarão), além dos profissionais responsáveis da Prefeitura Municipal, os novos agasalhos que serão usados pelos atletas da terceira idade em competições, além de uma camiseta alusiva aos jogos em Bragança.
“Planejamos este novo uniforme com muito carinho; ele é um presente para todos vocês e espero que tragam muita sorte nestes JORI e façam jus à determinação e exemplo de vida que o Grupo Bem Viver nos ensina, cada dia mais. Na cidade que queremos os idosos são motivo do nosso respeito e apoio, sempre”, afirmou o prefeito Milton Serafim. Também estiveram presentes na entrega os vereadores Marta Leão e Carlinhos Paffaro.
O prefeito, a primeira-dama e os secretários José Luis Bernegossi e Gustavo Zampieri participam hoje à tarde da cerimônia de abertura dos JORI, em Bragança Paulista.
Modalidades
Os atletas de Vinhedo competirão nas modalidades de bocha, buraco, truco, natação, voleibol, dança de salão, dominó e coreografia.
Cacilda Ribeiro, 65, que frequenta o Bem Viver há 5 anos, faz parte da equipe feminina de vôlei e está confiante para a disputa. “Queremos ganhar sempre, mas o mais importante é valorizar o esporte, que é importante não só para os idosos, mas para qualquer ser humano”, afirma. No time masculino do volei está Antonio Paulino de Oliveira, 73 anos, amante do esporte e freqüentador assíduo desde 2002 do Grupo Bem Viver, tanto que até tirou férias para participar dos jogos. “Peguei esta folga neste período, pois faço questão de participar; é uma competição saudável nos ajuda a viver feliz”, destaca.
Um dos favoritos no atletismo, Carlos da Rocha Barbosa, 81 anos, ganhou quatro das seis vezes que participou nos jogos e está com boas expectativas para este ano. “Além da corrida, vou participar pela primeira vez da natação e tenho orgulho de representar Vinhedo nesta competição. Eu aconselho todos os idosos a praticar esporte; com 40 anos eu não tinha a saúde que tenho hoje por isso não abro mão de fazer parte deste grupo”, conta Carlos.
O secretário de Promoção e Assistência Social, José Luis Bernegossi, ressaltou a importância desta iniciativa entre a secretaria que comanda e a parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer. “Junto com o Esporte, conseguimos garantir mais qualidade de vida à terceira idade estimulando a disputa saudável através da prática esportiva. Mais do que isso, procuramos trabalhar a auto-estima de todos os idosos para que se sintam realmente valorizados por toda a experiência que adquiriram durante a vida”, apontou.
“Nossa maior expectativa para o JORI é que nossos Atletas possam, acima de tudo, aproveitar o máximo nesses dias de competições. O mais importante neste evento é a participação, integração entre os atletas e a consciência de que o esporte deve ser praticado em todas as idades. O JORI é um momento especial, que reúne os atletas da "melhor idade" de várias cidades da região. Torço para que nossa delegação vinhedense conquiste ótimos resultados, mas, além disso, que encontrem a felicidade e a alegria de representar Vinhedo em mais um grande evento esportivo”, afirmou o secretário Gustavo Zampieri.
A comissão técnica do JORI é composta pelo diretor de Esporte, Rogério Levy, e os técnicos João Pasti, Carlos Soldera, Waldirene Maria Siquinelli, o coordenador de Esportes Especiais, Pedro Rosa e Thaís Qualio.
Como participar do Grupo Bem Viver
A programação para a terceira idade inclui aulas e eventos esportivos e culturais como viagens, feira de variedades, festas temáticas, aulas de voleibol, hidroginástica, coreografia, alongamento e tai chi chuan. Atualmente o grupo conta com 680 idosos cadastrados.
Para participar do Grupo Bem Viver, é necessário ter cinquenta anos completos e ser morador de Vinhedo. Os interessados devem procurar a sede da Terceira Idade, que fica à Rua Antonio Matheus Sobrinho, 125, no Jardim São Matheus. Atualmente o grupo conta com 680 idosos cadastrados.
Mais informações pelo telefone (19) 3826-3734.