Já está aberto à visitação do público o Salão de Artes Visuais de Vinhedo (SAV) 2009, promovido pela Prefeitura de Vinhedo por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. Estão expostas este ano 133 obras selecionadas.
A cerimônia de abertura com a entrega das premiações aos artistas aconteceu na sexta-feira, 21, no Centro Cultural Engenheiro Guerino Mário Pescarini e contou com a presença do Prefeito Milton Serafim acompanhado da primeira-dama, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Neusa Serafim, o Secretário de Educação, o Vice-Prefeito Jaime Cruz, o Secretário de Cultura e Turismo, Paulo Mattos e demais autoridades, secretários e diretores municipais. As autoridades realizaram o descerramento da fita que simbolizou a abertura oficial do Salão.
Além dos artistas participantes e premiados, estiveram presentes Enock Sacramento, crítico de arte e um dos responsáveis pela seleção das obras e o artista plástico Adélio Sarro, que ocupa a Sala Especial do SAV neste ano.
O Poder Legislativo foi representado pelo presidente da Câmara de Vinhedo, Geraldo Frois (Cidinho) e os vereadores Adriano Corazzari e Marta Leão.
Elogios
O Prefeito Milton Serafim elogiou todas as obras enviadas e destacou a importância do intercâmbio cultural com a participação de artistas de todo o Brasil.
“É bom voltar aqui depois de quatro anos e ver esse espaço com obras com tanta qualidade. Na cidade que queremos precisamos popularizar cada vez mais a arte, e para isso dependemos de quem a ama, pois arte não se compra e não se vende. Está dentro do coração das pessoas”, discursou o prefeito, que fez questão de entregar o prêmio aquisitivo ao artista Gilson José Lelis, autor da obra A Capoeira, selecionada para o SAV 2009. “Estou contente em reencontrar este artista, que inclusive me presenteou no passado com uma obra que muito me agradou”, completou.
O Secretário Paulo Mattos agradeceu a participação dos jurados, que desenvolveram um apurado trabalho de pesquisa para selecionar os premiados, já que foram inscritas 431 obras de artistas de todo o Brasil. “Ficarei realizado se conseguirmos colaborar para que um artista de Vinhedo conquiste um espaço no campo da arte como o Adélio Sarro ou Rui Enock galgaram”, desejou.
Horário de visitação
O público poderá visitar a exposição gratuitamente até o dia 20 de setembro, de quarta a domingo, das 10h às 21h30. Aos sábados e domingos, das 10h às 18h.
O Salão de Artes Visuais acontece no Centro Cultural “Eng. Guerino Mario Pescarini”, na Rua Monteiro de Barros, 101, no Centro de Vinhedo. A entrada é gratuita. Informações podem ser obtidas na Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Vinhedo pelo telefone (19) 3846-7100.
Artista de Vinhedo, selecionada no SAV, vai expor obras no Museu do Louvre
A artista Fernanda Pires, nascida em São Paulo e radicada em Vinhedo, que participa do Salão de Artes Visuais com a tela “Bola no canto”, vai expor suas obras no Salon Du Louvre 2009, em Paris. Fernanda foi a única artista plástica do estado de São Paulo a ser selecionada para participar da exposição “Brasil na França”, no Museu do Louvre, um dos mais famosos do mundo. A vernissage será no dia 10 de dezembro e a exposição de 10 de dezembro a 13 de dezembro.
O Secretário de Cultura e Turismo de Vinhedo, Paulo Mattos, fez questão de dar os parabéns à artista plástica durante a abertura do SAV.
“É um orgulho para a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Cultura saber que um artista da nossa cidade vai mostrar seu trabalho em um museu do porte do Louvre. Estamos muito felizes”, destacou.
Sarro
Adélio Sarro, uma das referências mundiais entre artistas plásticos brasileiros, é o convidado da Sala Especial do SAV 2009 com telas e esculturas. Nas obras de Sarro – que se mudou para Vinhedo recentemente- destacam-se a forma apurada que lida com as transparências e a ousadia presente nos volumes de suas esculturas.