Dentro do ciclo de orientações promovido desde o mês de maio sobre a gripe influenza A (H1N1) (popularmente conhecida como suína), a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Vinhedo ministrou nesta terça-feira, dia 4, palestra para professores e funcionários da rede particular de ensino.
As informações foram passadas pela enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Maria das Graças Araújo, no Teatro Municipal e solicitada por diretores e coordenadores de escolas durante a reunião realizada na semana passada com o prefeito Milton Serafim e com o secretário da Educação, o vice-prefeito Jaime Cruz. Durante o encontro foi decidida, como medida preventiva, a prorrogação das férias escolares até o dia 16 de agosto.
O secretário da Educação, Jaime Cruz, o presidente do Legislativo, Geraldo Fróis (Cidinho) e os vereadores Marcio Melle, Ana Genezini, Donizete Lopes prestigiaram a palestra.
Desde o dia 27 de maio, quando foi confirmado o primeiro caso da gripe influenza A no município, a Vigilância Epidemiológica – VE – trabalha em plantão 24 horas.
A Prefeitura alerta que a VE deve ser informada caso haja registros significativos de alunos e funcionários com sintomas de gripe dentro das unidades de ensino. “Os profissionais da educação podem contribuir muito para a prevenção da doença. A criança que apresentar sintomas de gripe dentro da escola deve ser colocada em local isolado e bem ventilado. Uma máscara deve ser oferecida ao aluno até que ele seja buscado pelos pais ou responsável e, posteriormente, a vigilância epidemiológica deve ser informada. Orientamos aos pais que as crianças e adolescentes que apresentam os sintomas de gripe não sejam levadas à escola”, comentou a enfermeira.
A Secretaria de Saúde de Vinhedo orienta que ao apresentar sintomas como febre acima de 38º, tosse, coriza, dores no corpo, dor de garganta e falta de ar, o médico deve ser procurado imediatamente no Pronto Socorro da Santa Casa, o Pronto Atendimento da Capela ou ainda em qualquer Unidade Básica de Saúde. Os sintomas são semelhantes ao de uma gripe comum. Grávidas, crianças com menos de dois anos e idosos necessitam de mais cuidados, pois são mais vulneráveis as complicações da gripe.
Para se prevenir é necessário medidas simples como lavar as mãos com água e sabão constantemente, evitar freqüentar ambientes fechados e com aglomerações de pessoas, cobrir sempre o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar, não compartilhar alimentos, copos e talheres com outras pessoas; manter uma boa alimentação e beber bastante líquido. A Secretaria de Saúde orienta as pessoas a não praticarem automedicação.
Foram registrados em Vinhedo, até o momento, 11 casos confirmados de influenza A. Duas mortes foram descartadas na semana passada por meio de exame. O município ainda aguarda resultado de óbitos por suspeita da doença.
Informações sobre influenza A podem ser obtidas na Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde da Prefeitura pelo telefone 3876-6777.