A Secretaria de Saúde de Vinhedo confirmou, na manhã desta sexta-feira, dia 24, a primeira morte por dengue em Vinhedo em 2009. As ações preventivas de combate a doença tiveram início antes da confirmação.
A vítima é um homem de 50 anos e morava no bairro Santa Cândida.
Ele teve os primeiros sintomas por volta do dia 10, procurou atendimento na Santa Casa de Vinhedo no dia 14, vindo a falecer na mesma data.
De acordo com os sintomas apresentados, foi feita a sorologia para quatro doenças: meningite, leptospirose, febre maculosa e dengue, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde. As medidas preventivas para as quatro doenças foram tomadas imediatamente, e a confirmação de dengue foi informada pelo Instituto Adolfo Lutz na manhã de hoje.
Este é o segundo caso da doença confirmado em Vinhedo neste ano. O primeiro caso aconteceu no início do mês de maio, a pessoa era moradora do bairro Aquário, fez tratamento médico e passa bem.
“A Secretaria de Saúde está realizando todas as ações preventivas possíveis no combate à dengue, e contamos com o apoio fundamental da população em hábitos diários que fazem uma grande diferença, como limpar calhas e piscinas, guardar garrafas de cabeça para baixo, limpar a cada seis meses e vedar a caixa d’ água, cobrir pneus e dispor corretamente o lixo, jogando-o em lugares apropriados”, afirma a secretária de Saúde, Regina Sterse.
Medidas
Por precaução, as ações para combater a doença tiveram início antes da confirmação. A Vigilância Sanitária de Vinhedo, através da equipe do Setor de Zoonoses, já visitou a residência da vítima e realizou mapeamento da região. A partir da notificação de suspeita de caso de dengue, sendo em Unidades de Saúde ou laboratórios particulares, a Secretaria de Saúde inicia o acompanhamento imediato.
As operações de bloqueio de foco são desencadeadas a partir da notificação de suspeita ou confirmação de um caso de dengue. São visitados todos os domicílios localizados no raio de 500 metros da propriedade do indivíduo suspeito, além da reforçar as informações junto à população.
Ações de prevenção e combate á dengue
A secretaria de Saúde de Vinhedo realiza constantemente diversas ações preventivas e de combate à dengue.
– Operação Cata-Bagulho: A equipe de remoção de materiais não utilizados já percorreu todos os bairros e condomínios da cidade no primeiro semestre.
– Avaliação da densidade larvária: É realizada trimestralmente visando avaliar o nível de infestação do mosquito nos imóveis da cidade.
– Pesquisa larvária e tratamento de pontos estratégicos: Diversos locais da cidade como cemitérios, ferros-velhos etc são escolhidos a partir de critérios de probabilidade da presença de larvas. Esses locais são visitados quinzenalmente e é feita a análise de criadouros potenciais, independentes de larvas.
– Realização de visita casa a casa: Os agentes de campo, uniformizados e usando camiseta de identificação, visitam todos os imóveis da cidade quadrimestralmente, visando reduzir a infestação, orientando moradores sobre os meios de se reduzir a proliferação da doença através da eliminação ativa de possíveis criadouros e noções básicas sobre a enfermidade.
– Esclarecimentos e entrega de folhetos explicativos em locais públicos: em dias alternados, os agentes se fixam em locais públicos como o Poste de Atendimento ao Cidadão, unidades de saúde, esclarecendo dúvidas e distribuindo folhetos à população a respeito de prevenção e combate à dengue
Denúncia
A população pode denunciar a presença ou mesmo a suspeita de criadouros de larvas do mosquito transmissor no Setor de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde de Vinhedo, localizado a Rua Monteiro de Barros, 530, Centro, ou pelo telefone 3826-7499.