As pessoas que passarem pela Praça Sant´Anna na próxima sexta-feira, dia 17, poderão conhecer os trabalhos artesanais confeccionais pelos usuários do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, serviço de saúde mental da Secretaria de Saúde da Prefeitura que oferece tratamento para pessoas que apresentam transtornos psiquiátricos.
O objetivo do Centro é buscar a redução no número de internações psiquiátricas e a reabilitação psicossocial, além de resgatar a identidade dos pacientes, para que estes possam desempenhar o seu papel enquanto cidadão.
Nas oficinas de trabalho cerca de 10 usuários confeccionam prendedores decorados, ímã de geladeira, chaveiro, vidro decorado e artigos em cerâmicas. “Ensinamos as técnicas de pintura, colagem e biscuit para posteriormente eles produzirem seus próprios trabalhos. O objetivo da oficina é promover a reinserção social, incentivar a rotina de trabalho, com horários estabelecidos e sequência de produção”, explicou a psicóloga do CAPS, Cristina Zocca.
Nelson José da Silva realiza atividades no CAPS há 8 anos e adora participar da oficina. “No começo não estava entusiasmado, mas depois que aprendi a fazer a ‘massinha’ para confeccionar o produto e com incentivo das monitoras comecei a amar este trabalho. Não falto em nenhuma aula”, comentou Nelson, de 47 anos.
Já Ílida Aparecida Stakfllette participa da oficina de produtos artesanais há 2 meses e já confecciona as lembranças que serão entregues no Natal. “O que aprendi aqui já estou fazendo em casa para presentear meus familiares e amigos. Comprei até uma revista para aprender novas técnicas de artesanato”, explicou a jovem.
A exposição e venda dos produtos será das 9h às 13h, com preços que variam de R$ 1,00 a R$ 6,00. A renda arrecadada com a venda será dividida entre os usuários que confeccionaram os trabalhos.
Atualmente o CAPS conta com 282 pacientes, que são atendidos por uma equipe multidisciplinar, formada por enfermeira, auxiliar de enfermagem, terapeuta ocupacional, psicóloga, psiquiatra e assistente social. No local são desenvolvidos projetos como culinária, caminhada, quadra, fábulas, horta, saúde e beleza.
O CAPS foi implantado pelo prefeito Milton Serafim durante o seu primeiro mandato, em 1999. A unidade do CAPS funciona hoje na Rua Felisbina Corazzari Matheus, 21, no bairro São Matheus.
No início do ano, o prefeito entregou pessoalmente ao governador do Estado de São Paulo, José Serra, ofício solicitando a liberação de recurso para a construção de nova sede para abrigar os pacientes do CAPS.