A Secretaria Municipal de Educação realizou nesta sexta-feira, 26, em parceria com a organização não governamental SOS Esperança e Vida, o Seminário ´Violência Contra o Adolescente´. O evento reuniu cerca de 250 educadores no auditório do Ceprovi (Centro de Educação Profissional de Vinhedo) e teve a participação do prefeito Milton Serafim, do vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Jaime Cruz, demais secretários e representantes de entidades ligadas à prevenção e combate à violência.
O objetivo do encontro foi auxiliar na reflexão e na definição de políticas públicas que possam reduzir os índices de criminalidade envolvendo os adolescentes, de forma a criar uma rede de intercâmbio para compartilhar soluções e novos caminhos para os problemas e dificuldades encontrados no dia-a-dia, principalmente no ambiente escolar, inclusive para reduzir a violência sofrida pelos portadores de diversas necessidades especiais.
A presidente da ONG SOS Esperança e Vida, Ivete Ferreira, lembrou no início dos trabalhos que o dia 26 de junho é conhecido como o Dia Mundial de Combate à Droga e convidou os participantes a uma reflexão. “Não é possível falar em prevenção à violência contra e praticada pelo adolescente e não lembrar que as drogas fazem parte desse cenário”, disse. “Recentemente pesquisa da ONU, Organização das Nações Unidas, mostra que o Brasil é o 4ª país em consumo de drogas injetáveis”, alertou.
Na seqüência o prefeito Milton Serafim ressaltou que ações em conjunto, como a parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a organização SOS Esperança e Vida, são importantes para combater as drogas e que medidas para amenizar a violência contra os adolescentes são prioridades em seu governo. “Eu pretendo, no final do meu mandato, olhar para todos vocês e constatar que a minha administração pública contribuiu para que a nossa juventude tenha um futuro digno”, afirmou. “É isso que precisamos: agregar pessoas para juntos encontrarmos soluções para os problemas que envolvem os nossos jovens”, completou, parabenizando a parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a SOS Esperança e Vida.
A palestra de abertura do Seminário ´Violência Contra o Adolescente´, que também incorporou o 1º Fórum ´Para Além da Violência´, foi realizada pela professora doutora Maria de Lourdes Trassi Teixeira. Psicanalista, Maria de Lourdes é coordenadora do mestrado ´Adolescente em Conflito com a Lei´ da UNIBAN. Durante a palestra ela convocou os participantes a refletirem sobre os fenômenos da contemporaneidade que colocam os adolescentes em situações de risco, como o individualismo, a permissividade e as transformações que os núcleos familiares passaram nas últimas décadas.
Depois da palestra os participantes se reuniram em grupos de trabalho e puderam conhecer e dividir as experiências já vivenciadas em outras cidades e que se tornaram referência no assunto, como o Projeto Quixote – desenvolvido por uma instituição ligada à UNIFESP – e que acompanha crianças e jovens em situação de risco nas ruas de São Paulo.
Parceria
A SOS Esperança e Vida é uma entidade filantrópica com 12 anos de existência que desenvolve dois projetos distintos: o Projeto Droga-Dependência destinado a dependentes químicos e seus familiares, e o Projeto Adoles-ser, que há cinco anos realiza a Execução das Medidas Judiciais Sócio-Educativas de Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade. A realização do Seminário ´Violência Contra o Adolescente´ e do 1º Fórum Para Além da Violência é fruto de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Vinhedo por meio do Projeto Inclusão Escolar. O Projeto foi criado pela atual Administração Municipal de Vinhedo para atuar na formação continuada dos gestores escolares.