O sonho de Elisângela Leite de ver o filho Vitor Hugo de 7 anos recebendo atendimento no Ceivi (Centro Educacional Integrado de Vinhedo) vai se concretizar. O estudante da primeira série da Rede Municipal de Ensino está há 2 anos na fila de espera e começará em agosto a receber apoio especializado na entidade. A notícia tão esperada foi dada pelo prefeito Milton Serafim, na última sexta-feira, dia 26, durante reunião realizada com membros da diretoria do Ceivi e familiares de usuários que aguardavam a criação das vagas.
“Fui a todos os lugares possíveis para encontrar apoio porque quero o bem estar do meu filho. A espera foi grande, mas esta notícia tão maravilhosa chegou. Agradeço ao prefeito por mais esta vitória”, explicou emocionada a mãe.
O prefeito, acompanhado do secretário de Educação, vice-prefeito Jaime Cruz, do secretário da Promoção e Assistência Social, José Luiz Bernegossi, do presidente do Legislativo, Geraldo Fróis (Cidinho), e dos vereadores Ana Genezini, Adriano Corazari e Dozinete Lopes, anunciou repasse de recurso financeiro a título de subvenção, no valor de R$ 100 mil, para estender o projeto Habilidades em Desenvolvimento durante o segundo semestre deste ano.
“Neste meu terceiro mandato como prefeito assumi o compromisso de investir no social. Fiz questão de trazer esta boa notícia pessoalmente, já que vocês esperam há muito tempo pelo atendimento, alguns há 4 anos. A Prefeitura já entrega subvenção anual ao Ceivi (R$262 mil em 2009), mas vamos fazer um esforço, cortar verba de outros setores, para acolher todas as pessoas que estão na fila de espera”, anunciou o prefeito, já se comprometendo a destinar dotação orçamentária para suprir todo o atendimento dos novos usuários também em 2010.
Com a iniciativa do prefeito será zerada a fila de espera e hoje os 53 bebês, crianças e adolescentes que aguardam por uma vaga no Ceivi começarão no mês de agosto a receber atendimento. No mês de julho será feita a triagem profissional para saber a necessidade de cada paciente. Será montado o plano de trabalho e agendada reunião familiar para dar início ao atendimento. “A pressa é nossa também. Da nossa parte vocês podem ter a certeza de que os novos usuários serão acolhidos da melhor maneira possível’, informou Cristina Maria Bordini Mazon, gestora social.
Marilene Franco de Lima será uma das pessoas que terá seu filho de 10 anos recebendo atendimento no Ceivi. Ela aguardava pela oportunidade há 5 meses. “Estava desesperada porque não encontrava vaga, estou até com início de depressão em função desta situação porque preciso trabalhar e não tenho com quem deixar o meu filho. Com esta notícia teremos uma nova oportunidade”, comentou a mãe.
O Ceivi é uma Organização Não Governamental, sem fins lucrativos, que tem por finalidade o atendimento a Pessoa Deficiente Intelectual. Conta atualmente com 120 usuários, de diferente faixa etária, portadores de deficiência mental. Em alguns casos apresentam deficiência física decorrentes de fatores neurológicos. Atua nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, pedagogia, educação física e serviço social.
O projeto de lei autorizando o Poder Executivo a efetuar repasse de recursos financeiros ao Ceivi está sendo elaborado e será encaminhado à Câmara Municipal nos próximos dias para ser votado pelos vereadores.