Cerca de 900 alunos da 6ª série do Ensino Fundamental II participam na próxima semana da NanoAventura, exposição interativa e itinerante sobre nanociência e nanotecnologia, desenvolvida pelos professores e pesquisadores da Unicamp e do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LBLS), que procura despertar em jovens e crianças a vocação por um novo e promissor campo de conhecimento.
Através de jogos eletrônicos e vídeos, os visitantes poderão explorar laboratórios virtuais e participar de atividades ligadas ao nanomundo. Cada sessão dura em torno de 1 hora e meia.
O programa é realizado na sede do Museu Explanatório de Ciências da Unicamp, com diversas técnicas de comunicação adotadas para que os visitantes vivenciem uma experiência diferenciada, integrando elementos reais e virtuais, misturando animações, filmes e jogos eletrônicos.
A NanoAventura tem como objetivos principais apresentar o que é a nanociência e quais os alcances da nanotecnologia, divulgar e explicar as diferenças entre as soluções nano e macroscópicas, despertando a curiosidade e informando sobre a natureza do mundo da ciência e engenharia de materiais contemporâneos e de sua importância para a sociedade industrial moderna.
O programa as noções básicas do nanomundo como o conceito de escala e medida, e a observação e manipulação de átomos e moléculas mais acessíveis para o público.