Comitiva da cidade litorânea esteve no município para saber como tem se estruturado para se tornar uma das cidades mais avançadas na oferta de serviços digitais à população, pelo SIM Vinhedo Digital
A atual transformação de Vinhedo em uma verdadeira cidade digital, por meio do Soluções Integradas Municipal (SIM) Vinhedo Digital, tem despertado a atenção de instituições privadas e de outros municípios brasileiros. Exemplo mais recente disso aconteceu no dia 11, data na qual a Prefeitura de Vinhedo recebeu a visita de três representantes da Prefeitura de Santos e de um representante de uma das maiores provedoras globais de soluções integradas de Tecnologia da Informação e Comunicação, a NEC Latin America.
A comitiva esteve na cidade para verificar o processo de criação e de estruturação do SIM Vinhedo Digital, iniciativa reconhecida como inovadora e criada pela Prefeitura com enfoque no pleno atendimento ao cidadão. Dentre os representantes da Prefeitura de Santos vieram à cidade a psicóloga Anamara Simões Martins, a chefe do departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação, Cláudia Maria Salles Haddad; o chefe do departamento de gestão da Tecnologia da Informação e Comunicações, Ronaldo Vieira Lima; e o gerente geral da NEC, Marcos Sakamoto. No município, o grupo foi recepcionado – em nome do prefeito Milton Serafim – pelo secretário municipal de Governo, José Luis Bernegossi, que também é membro do Comitê de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Prefeitura de Vinhedo; pelo diretor de comunicação, Eduardo Gurian; e pelo gestor do SIM Vinhedo Digital e do CTIC, Gilberto Madeira.
Na visita o secretário municipal de Governo explicou sobre como foi estruturada cada etapa de viabilização do SIM Vinhedo Digital, desde sua concepção em 2009, passando por sua estruturação até atingir os avanços e o patamar que está atualmente. Ainda reforçou que os avanços conquistados na cidade com o SIM Vinhedo Digital só foram possíveis a partir do olhar visionário do prefeito Milton Serafim, que desde o início de seu terceiro mandato envolveu esforços para que o município avançasse, também, com o uso de tecnologias de informação e comunicação. “O SIM se tornou realidade porque o prefeito verificou em 2009 a necessidade de se modernizar as formas de gestão pública e aproveitar as ferramentas tecnológicas para avançar no gerenciamento de políticas mais eficientes à população. Chegamos ao que temos hoje com planejamento e muito trabalho, pois quando iniciamos a gestão em 2009 nem computadores suficientes tínhamos para nossos servidores trabalharem”, comentou.
Após conhecer o SIM Vinhedo Digital, o chefe do departamento de gestão de Tecnologia da Informação e Comunicações da Prefeitura de Santos, Ronaldo Vieira Lima, foi só elogios à Prefeitura de Vinhedo e confirmou que as referências positivas de implementação da iniciativa na cidade são reais. “Queríamos realmente conhecer a experiência de Vinhedo nesta área e a cidade está de parabéns em tudo, desde a concepção e mapeamento das necessidades até as práticas de e-Gov que tem disponibilizado pelo portal SIM Vinhedo Digital. Agora vamos levar as ideias implementadas com sucesso nesta plataforma de gestão à nossa administração em Santos”, falou.
Dando sequência à apresentação do SIM Vinhedo Digital pelo secretário municipal de Governo, a comitiva aproveitou para conhecer a parte física do CTIC, em que há, por exemplo, a sala de monitoramento e administração da rede da Infovia Municipal. Na oportunidade o grupo foi acompanhado pelo gestor de TIC, Gilberto Madeira.
Interoperabilidade dos sistemas: mais serviços aos moradores
No SIM Vinhedo Digital a interoperabilidade dos sistemas utilizados pelas pastas municipais e a estruturação do Cadastro Técnico Municipal (CTM) estiveram entre os itens que mais chamaram a atenção da comitiva santista. Sobre a interoperabilidade, a Prefeitura de Santos se interessou pela forma com que Vinhedo tem se engajado para fazer com que os sistemas utilizados pelas diferentes secretarias – à prestação e ao controle de todos os serviços oferecidos à população – sejam compatíveis e para que possam atuar cooperativamente via WebService, tendo como base de consulta um único banco de dados, o CTM.
Este banco de dados criado pela Prefeitura de Vinhedo, o CTM, foi estruturado com base nas informações utilizadas em cada área de atendimento público municipal e com a interoperabilidade dos sistemas é, agora, a fonte oficial para consulta de dados dos moradores em todos os serviços que procuram em Vinhedo. “O CTM nos permite ter uma base de dados padronizada, confiável e única de informações dos munícipes e que nos possibilita evitar que haja duplicidade de seus dados, ou seja, o morador de Vinhedo passou a ter uma identificação única em todas as repartições, fator que nos permite ter um conhecimento muito mais real de suas demandas e que agrega consideravelmente na estruturação de novas políticas públicas”, explicou José Luis Bernegossi.
A utilização da solução WebService permite à Prefeitura de Vinhedo traduzir a linguagem de programação utilizada em cada sistema operacional que utiliza pelas diferentes secretarias e as transformam em uma linguagem universal, compreensível mutuamente. “Como resultado direto, a interoperabilidade e o CTM permitem à administração municipal de Vinhedo agilizar suas formas de atendimento e criar à população mais serviços on-line, de governo eletrônico [e-Gov], permitindo que os munícipes tenham à sua disposição pela internet, no Portal SIM Vinhedo Digital, serviços que encontraria somente em um posto de atendimento físico na cidade”, falou o secretário municipal de governo.
Dentre os serviços de e-Gov que já estão em funcionamento para uso dos moradores da cidade – e que podem ser acessados pelo site da Prefeitura de Vinhedo (www.vinhedo.sp.gov.br) – destaque ao Portal Transparência, ao sistema de notas fiscais eletrônicas, ao SIM-Empresa Fácil, ao SIM–Protocolo On-line, ao SIM–Transporte Escolar e ao SIM–Normas e Legislação. Brevemente, novos serviços também entrarão em funcionamento: o SIM-Educação, em que os familiares de alunos matriculados nas escolas municipais da Prefeitura de Vinhedo poderão acompanhar o rendimento escolar de seus filhos pela internet; o sistema para inscrição on-line de equipes e atletas aos campeonatos de futebol e futsal amador, veterano, master, supermaster e das categorias de base; e, ainda, outro que permitirá ao morador fazer, pela internet, o agendamento ou reagendamento de consultas na Rede Municipal de Saúde, consultar o prontuário de atendimento eletrônico e os resultados de exames feitos na Rede, além de poder acompanhar o status de vacinação do grupo familiar e conferir os avisos oficiais de serviços da Secretaria Municipal de Saúde.
Estrutura reconhecida
A interoperabilidade dos sistemas e uso do CTM também são resultados de outro avanço e investimento da Prefeitura de Vinhedo dentro do cenário de cidade digital: a criação de sua própria infovia, composta por aproximadamente 40 quilômetros de cabeamento óptico e por mais de 70 pontos de transmissão de sinal via rádio. Além de possibilitar a ligação de todos os prédios públicos numa rede própria, rápida e segura de transmissão de dados, a infovia municipal permite à Prefeitura ofertar sinal gratuito de internet para mais de 70% dos moradores.
Toda esta estrutura e serviços de cidade digital – e que continuam em desenvolvimento e em implementação no município – permitiram a Vinhedo conquistar, em 2012, a 19ª colocação no Índice Brasil de Cidades Digitais (IBCD). A marca, alcançada já em sua primeira participação na pesquisa, indicou o nível de digitalização dos municípios brasileiros, em relação à infraestrutura e aos serviços prestados em prol à população, e colocou Vinhedo entre as brasileiras que mais avançaram dentro do cenário de Cidade Digital no País, por meio do SIM Vinhedo Digital.