O município de Vinhedo foi um dos contemplados pelo Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí – Consórcio PCJ – para implantação do projeto de reflorestamento ciliar e de nascentes.
Um documento foi encaminhado pelo Consórcio PCJ ao prefeito Milton Serafim e ao secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Cássio Capovilla informando da conquista, já que o município dá apoio a iniciativas ambientais também em área privadas.
O projeto está sendo implantado em propriedade rural particular localizada no bairro Caixa D´Água, que possui 0,63 hectares de área que será reflorestada, com o plantio de 1.040 mudas de espécies nativas e frutíferas.
O proprietário do sítio Morada do Sol, Marcos Feijó, foi voluntário para realização do projeto em sua área. “Tive conhecimento desta iniciativa do Consórcio PCJ, elaborei um projeto e após 1 ano de trabalho tive a notícia que o sítio foi um dos contemplados. Fico feliz por estar contribuindo para a preservação ambiental do município”, disse o proprietário que cedeu área para a realização das atividades e esta semana recebeu a visita dos secretários municipais, Cássio Capovilla (Planejamento e Meio Ambiente) e Arthur Biancalana (Serviços Municipais).
Para o prefeito Milton Serafim é um orgulho para Vinhedo ter sido um dos municípios contemplados. “Fico feliz em saber que a população está preocupada com a preservação ambiental. “A atual administração tem trabalhado para o retorno da qualidade ambiental em Vinhedo. A conquista do certificado Município Verde Azul para Vinhedo é o reconhecimento deste trabalho. Temos muito a fazer ainda no município para recuperação e preservação ambiental. Tivemos a conquista desta certificação já no primeiro ano de atuação no projeto, em 2009 e fomos a primeira cidade mais bem classificada da região. A conquista do certificado foi uma de muitas conquistas que virão em prol do meio ambiente de Vinhedo. Este ano estamos trabalhando para novamente recebermos a certificação”, declarou o prefeito.
A adesão dos municípios ao programa estadual é voluntária.
Recentemente, a Prefeitura lançou um programa destinado à recuperação e preservação de nascentes existentes em Vinhedo, em áreas rurais e urbanas.
Técnicos ambientais da Prefeitura fazem um mapeamento das nascentes do município, existentes em áreas públicas, verificando também seu grau de vazão. Em seguida será feito o levantamento sobre a qualidade da água. A última etapa será a de recuperação das nascentes, em que cada local será cercado e protegido.
A Prefeitura também irá desenvolver um trabalho de conscientização junto aos moradores de Vinhedo, já que a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente pressupõe que a maior parte das nascentes de Vinhedo esteja em áreas particulares.
Segundo o secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Cássio Capovilla, além de preservar as nascentes que contribuem para abastecimento de água no município, o programa será importante para o desenvolvido de atividades de educação ambiental envolvendo alunos da rede pública e privada de ensino.