O vereador Pastor Léo Fernandes solicitou à Prefeitura de Vinhedo um estudo para atendimento a pacientes de covid-19, por meio da criação de centros especializados. O parlamentar entregou o ofício diretamente ao prefeito Dario Pacheco nesta terça-feira (23) para que fosse encaminhado à Secretaria de Saúde.
“Todas as sugestões e apoio neste momento são muito válidas e importantes para o enfrentamento da covid. Agradeço muito a iniciativa do vereador e vamos avaliar a proposta com atenção. Estamos todos mobilizados para oferecer o melhor atendimento a nossos moradores”, disse dr. Dario.
No ofício, o pastor cita “o momento extremamente delicado diante do atual quadro em que o Brasil se apresenta em relação ao novo coronavírus Covid-19” e lembra que “Vinhedo não foge à regra e enfrenta situação de aparente colapso na ocupação de leitos de UTI com o acréscimo de mortes pela pandemia”.
O vereador aponta que o Ministério da Saúde editou as Portarias nº 1.444 e nº 1.445, de 29 de maio de 2020, instituindo os Centros Comunitários de Referência para o Enfrentamento da Covid-19, em caráter excepcional e temporário.
Segundo ele, a edição da Portaria nº 1.797, de 21 de julho de 2020, credenciou o município de Vinhedo para implantação do Centro Comunitário de Referência para Enfrentamento da Covid-19, categoria 2.
Pastor Leo apontou que a cidade não terá custo com a implantação desse Centro, porque a Portaria nº 361, de 1 de março de 2021, estende o suporte financeiro aos municípios até o mês de março do corrente ano, do qual Vinhedo faz parte.
O documento também aborda as evidências acerca do atendimento integral das pessoas acometidas com a covid-19, com ênfase no tratamento na fase inicial de replicação viral da doença, para subsidiar “tecnicamente as orientações do Ministério Público Federal no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, para o tratamento em fase inicial da Covid-19, bem como apresentar ferramenta para diagnóstico clínico da doença”.
De acordo com o Pastor Leo, como a detecção da doença se dá por meio de sinais e classificação leves, moderados e de gravidade, “o tratamento do paciente portador de Covid-19 deve ser baseado na autonomia do médico e na valorização da relação médico-paciente, que deve ser a mais próxima possível, com objetivo de oferecer o melhor tratamento disponível no momento”.
O vereador solicita ainda um estudo urgente de viabilidade técnica para a implantação do “protocolo de abordagem precoce no Centro Comunitário de Referência para Enfrentamento da Covid-19 no município de Vinhedo”.
O prefeito comentou que o documento já foi encaminhado à Secretaria de Saúde para que as solcitações e sugestões sejam avaliadas com toda atenção necessária. Dr. Dario lembrou que Vinhedo tem um dos mais baixos índices de letalidade por covid-19 da Região Metropolitana de Campinas e do Estado de São Paulo, pela qualidade do atendimento.
“Estamos enfrentando grandes desafios, como todos os municípios brasileiros, nessa nova onda de coronavírus, a mais intensa enfrentada pelo nosso País. Mas estamos trabalhando com nossa equipe coesa e empenhada. Vamos mobilizar essa equipe para avaliar as sugestões e adotar o que for necessário para melhorar o atendimento a nossos pacientes. Todos os nossos pacientes estão sendo atendidos na nossa cidade, com todo cuidado necessário”, afirmou dr Dario.