12 MAR 2021
Alunos da Rede receberão cesta básica e mais um cartão de R$ 50 por mês

O prefeito de Vinhedo Dario Pacheco anunciou nesta quinta-feira, 11, em sua live semanal, que as cestas básicas para os mais de 10,3 mil alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino começarão a ser entregues na próxima semana. Além da cesta básica, cada aluno vai receber um cartão de R$ 50 por mês para complementar as despesas com a compra de verduras, legumes frutas e ou produtos de higiene que deverão ser adquiridos no comércio local.

Estamos programando a entrega de duas cestas e mais R$ 100 por aluno, uma cesta e mais R$ 50 referentes ao mês de fevereiro e outra cesta e mais R$ 50 do mês de março. Como não pudemos comprar a cesta a tempo para entregar em fevereiro, por questões burocráticas da legislação, vamos entregar duas cestas e dois vales no cartão, somando R$ 100”, explicou dr. Dario.

Na próxima semana, será divulgado o cronograma da entrega da primeira cesta nas unidades escolares. Cada cesta é composta por 16 itens: 1 pacote de arroz tipo 1, 2 pacotes de biscoito salgado, 1 sachê de extrato de tomate, 2kg de feijão, 500g de farinha de milho, 500g de fubá, 2kg de leite em pó integral, 2pacotesde macarrão, 1 frasco de óleo, 1kg de sal, 1 lata de sardinha e 1 lata de seleta de legumes.

Neste primeiro mês, a entrega da cesta deverá ocorrer primeiro e o cartão chegará depois, pois a compra está sendo finalizada. A compra da segunda cesta também já está sendo realizada pela Prefeitura. Os benefícios começam a ser entregues na próxima semana.

Corremos o máximo que pudemos para entregar esses benefícios o mais rapidamente possível para as famílias dos alunos. Tentamos realizar a compra emergencial, mas não pudemos porque a lei não nos permitiu, então tivemos que realizar a licitação. Ao mesmo tempo, implantamos o pregão eletrônico em Vinhedo. O pregão eletrônico, que agiliza os processos de compra, será usado pela primeira vez em Vinhedo na nossa administração, para comprar a cesta básica dos estudantes”, afirmou dr. Dario.

O prefeito lembrou que famílias que possuem mais de um filho na Rede Municipal, receberão a cesta e o valor por cada aluno. “Se for necessário prolongar esse auxílio, por conta da pandemia, iremos consultar a população se a preferência é pela cesta e mais o vale ou somente o vale de R$ 150”, explicou o prefeito.

Até o ano passado, cada família recebia um cartão no valor de R$ 100 ou uma cesta. Este ano o valor aumentou 50%. A previsão de é que os mais de 10,3 mil cartões injetem na economia vinhedense um incremento de R$ 1 milhão.

Preparação das escolas

O Comitê de Volta às Aulas da Prefeitura de Vinhedo tem feito um importante trabalho nas escolas para que todos os prédios estejam adequados para um retorno seguro aos alunos. Nesta semana, foram concluídos os trabalhos de sinalização nos pátios e entradas dos prédios. Os EPis já estão todos comprados e as escolas vêm passando por manutenções.