04 MAR 2021
Vinhedo cadastra empresas com iniciativas sustentáveis para planejar ações de desenvolvimento

Vinhedo vai cadastrar empresas instaladas no município que promovem sustentabilidade socioambiental e socioeconômica para criar um novo modelo de parceria voltado para o desenvolvimento integrado e sustentável da cidade. O cadastramento será feito entre os dias 17 e 31 deste mês para médias e grandes empresas.

O mapeamento vai identificar quais são, quantas e onde estão instaladas essas empresas. Os responsáveis irão preencher um formulário indicando quais iniciativas promovem, em consonância com um ou mais dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que compõem a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Entre essas ações destacam-se eficiência energética, combate às mudanças climáticas e preservação da biodiversidade. O formulário estará disponívelpara a realização do cadastro a partir do dia 17 e será divulgado pela Prefeitura no site .

A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo pretende criar o Banco de Ideias Sustentáveis de Vinhedo, que vai reunir atividades realizadas no município, facilitar o intercâmbio de informações sobre boas práticas gestão, permitir a criação de parcerias entre poder público e setor privado e orientar políticas públicas voltadas para a sustentabilidade.

“Muitas empresas estão cada vez mais cientes de que suas atividades geram impactos significativos ao meio ambiente e ao bem-estar social. Por isso, ao mapear as organizações que contribuem para o desenvolvimento sustentável de Vinhedo, poderemos atuar em conjunto, o que vai favorecer a transição mais rápida e eficiente para a sustentabilidade em nosso município, beneficiando a todos”, afirmou o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Luiz Vieira.