26 FEV 2021
Vinhedo, com a RMC, regride para fase laranja do Plano São Paulo de combate à covid-19

A Região Metropolitana de Campinas, da qual Vinhedo faz parte, voltou à fase laranja do Plano São Paulo do governo estadual de combate à covid-19 nesta sexta-feira (26). É a 23ª reclassificação de regiões no programa controle da pandemia. A medida foi adotada devido à piora nos índices de avanço da doença e aumento de internações nas UTIs.

Além de regredir à fase laranja, Vinhedo e os demais municípios do Estado estão sob a medida de restrição de circulação entre 23h e 5h, até o dia 14 de março.

Em Vinhedo, a ocupação da UTI é de 100% na Santa Casa, índice que tem se mantido praticamente estável durante todo o mês de fevereiro, exceto em seis dias. A cidade tem 4.207 casos confirmados nesta sexta-feira e 65 mortos. A nova reclassificação começa a valer a partir de segunda-feira (1º).

No Estado, as regiões de Campinas, que inclui Vinhedo, Grande São Paulo, Registro e Sorocaba regrediram para a fase laranja, que também abrange Franca, São José do Rio Preto, São João da Boa Vista e Taubaté.

Houve melhora na região de Piracicaba, que avançou para a fase amarela, onde permanecem Araçatuba e Baixada Santista. As áreas de Marília e Ribeirão Preto estão na fase vermelha, com restrição total de comércios e serviços não essenciais. Permanecem nessa fase as regiões de Araraquara, Barretos, Bauru e Presidente Prudente.

Na etapa laranja, que abrange Vinhedo, o funcionamento dos serviços não essenciais é limitado a até oito horas diárias, com atendimento presencial máximo de 40% da capacidade e encerramento às 20h. O consumo local em bares está proibido. Mais de 70% da população do Estado está na fase laranja.

Todos os protocolos sanitários e de segurança para os setores econômicos devem ser cumpridos com rigor. O governo estadual alertou que prefeituras que se recusam a seguir as normas estabelecidas pelo Plano São Paulo ficam sujeitas a sanções judiciais.

Dados da pandemia

No Estado, segundo dados epidemiológicos divulgados nesta sexta-feira, a taxa estadual de novas internações aumentou de 46,3 para 50,4 a cada 100 mil habitantes da semana passada para esta semana e a média estadual de ocupação de leitos de UTI por pacientes graves de COVID-19 aumentou de 66,7% para 70,4%, com 20,5 vagas a cada 100 mil habitantes.

O resumo com as informações sobre a reclassificação do Plano São Paulo e os indicadores epidemiológicos e de capacidade hospitalar de cada região estão disponíveis .

Procon

O Procon de Vinhedo está mobilizado para garantir o cumprimento das medidas do Plano São Paulo de combate à pandemia, conforme determinação do governo estadual de reforçar a fiscalização.

O Procon Vinhedo informou que o objetivo não é autuação, mas empenho e colaboração de todos no cumprimento das regras a fim de evitar que a curva de crescimento da pandemia coloque em risco o sistema municipal de atendimento de Saúde e medidas mais restritivas sejam necessárias.

A Prefeitura de Vinhedo tem realizado todos os esforços para adquirir e realizar a vacinação o mais breve possível. “Mas fazemos um apelo aos proprietários de bares, restaurantes, promotores e frequentadores de eventos que respeitem as restrições em benefício de todos”, disse o secretário de Negócios Jurídicos, Carlos Diniz.

Segundo o secretário, é preciso respeitar rigorosamente o horário de funcionamento, o distanciamento mínimo, evitar aglomeração e adotar com severidade as medidas de higiene e sanitização recomendadas. “As regras e eventuais sanções estendem-se a qualquer ambiente que, mesmo informal, promova aglomeração de pessoas”, afirmou.

Restrição de circulação

O governo estadual anunciou na quarta-feira (24) que a circulação em todas as 645 cidades do estado de São Paulo ficará restrita das 23h até as 5h até o dia 14 de março. A medida entra em vigor a partir desta sexta (26). Os serviços essenciais continuarão a funcionar normalmente durante qualquer período, inclusive o horário restrito. Também não haverá advertência, multa ou impedimento à circulação de trabalhadores.

A restrição de circulação visa coibir tanto eventos clandestinos como reuniões sociais com aglomerações aos finais de noite e madrugadas. A orientação é de endurecer a fiscalização e aplicar multas, que podem chegar a R$ 10 milhões.

Em Vinhedo, qualquer irregularidade pode ser denunciada à Guarda Civil Municipal pelo 153, à Polícia Militar pelo 190, à Vigilância Sanitária pelos telefones 3826-7466 e 3826-7467 (em dias úteis, das 8h às 16h30) e ao Procon nos telefones 3826-3008 ou 3876-5502 (em dias úteis, das 9h às 16h30).