17 FEV 2021
Bem-Estar Animal realiza 33 atendimentos em três semanas

O Departamento de Bem-Estar Animal de Vinhedo, que integra a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, realizou 33 atendimentos entre os dias 8 e 31 de janeiro em diferentes bairros da cidade.

O maior número de solicitações foi referente a casos de maus-tratos, com 10 ocorrências. Segundo a responsável pelo setor, Ana Flávia Costa, das dez denúncias, apenas uma ficou comprovada e o animal foi recolhido para doação.

“Essas denúncias precisam ser feitas com responsabilidade, para evitar que a equipe seja mobilizada no atendimento a uma ocorrência inverídica enquanto outros casos deixam de ser atendidos”, explicou Ana Flávia.

Em janeiro, o Departamento registrou ainda 11 ocorrências de animais abandonados, seis pedidos de castração, três de atendimento veterinário e três casos de atropelamento.

Segundo Ana Flávia, as solicitações de atendimento do Bem-Estar animal devem ser feitas por e-mail, , de preferência com imagens, sempre indicando o endereço.

O Departamento está em fase de transição para se tornar uma diretoria da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, com maior autonomia e novos programas de atendimento aos animais domésticos.

Um novo contrato emergencial e uma nova licitação estão em andamento para o atendimento veterinário de animais vítimas de maus-tratos, atropelamentos e em situação de vulnerabilidade.

A castração de animais hoje é feita pelo Departamento de Zoonoses para famílias em situação de vulnerabilidade social. Informações podem ser obtidas no telefone 3826-7486.A Prefeitura mantém contrato com clínicas para castração por preços populares. Saiba mais: https://www.vinhedo.sp.gov.br/controle-populacional-animais.

A Prefeitura mantém ainda contrato com a entidade Mata Ciliar, através do Fundo Municipal do Meio Ambiente do Comdema, para onde são levados animais silvestres apreendidos, que são tratados e reinseridos na natureza. A apreensão desses animais é feita pela Guarda Civil Municipal Ambiental ou Corpo de Bombeiros.