09 FEV 2021
Vinhedo vacina 40% dos idosos com mais de 90 e recebe novo lote de doses

A Prefeitura de Vinhedo vacinou, até o fim da tarde de segunda-feira (8), pouco mais de 40% dos idosos com mais de 90 anos. A vacinação para esse público, estimado em 370 moradores, começou na segunda-feira (8) e continua sendo realizada amanhã (10) no Salão de Festas da Igreja São Sebastião, na Nova Vinhedo, e no Salão de Festas da Igreja São José Operário, na Capela, das 10h às 16h.

No próximo dia 15 tem início a vacinação dos idosos com 85 anos ou mais e a Secretaria da Saúde vai instalar um drive thru para atender essa população nos dias 15 e 16, no Parque Municipal da Festa da Uva, das 10h às 15h. Nesta terça-feira (9), a Prefeitura recebeu 404 doses da vacina para os moradores com 85 anos ou mais e 1.080 vacinas para aplicar a segunda dose nos moradores do primeiro grupo vacinado.

No primeiro grupo foram imunizados profissionais de saúde envolvidos diretamente no combate ao coronavírus, profissionais envolvidos na campanha de vacinação e trabalhadores de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI).

A segunda dose da vacina Sinovac/Butantan deve ser aplicada 21 dias depois da primeira dose. Quem tomou a Oxford/AstraZeneca deve tomar a segunda dose 12 semanas depois.

A Secretaria de Saúde apela aos moradores para façam seus cadastros no link bit.ly/vacinasaudevinhedo para agilizar o atendimento. Quando é necessário realizar o cadastro no momento da vacinação a demora no atendimento é maior, o que pode provocar filas.

Os idosos deverão apresentar um documento com foto, CPF e comprovante de endereço. No local serão adotadas todas as medidas de segurança e protocolos de higiene contra a Covid-19 e a vacinação será realizada de acordo com a quantidade de doses enviadas para o município.

Comemoração

Na segunda-feira, primeiro dia da vacinação dos idosos com 90 anos ou mais, o clima foi de alívio. Cecília S. Macedo, que completa 97 anos no próximo dia 20, disse que está pronta para comemorar. “Estou muito feliz”, afirmou.

Artur Correia, de 95 anos, funcionário público aposentado, aproveitou para apoiar o conhecimento científico. “Acredito na Ciência, por isso vim tomar a vacina. Tudo isso que dizem é bobagem, temos que ouvir quem sabe das coisas”, afirmou. “Uma felicidade imensa poder tomar a vacina”, garantiu Lindalva Lopes dos Santos, 91 anos.

A vacinação das diferentes populações é feita de acordo com calendário do governo estadual. Cada lote de vacinas deve necessariamente ser utilizado para o público definido pela Vigilância em Saúde do Estado. Nesta primeira fase do cronograma estão sendo imunizados apenas os grupos prioritários e no dia 15 começam a ser vacinados os que têm mais de 85 anos.

Os idosos devem respeitar a data de início para cada faixa etária, mas também poderão se vacinar em outros dias caso tenham perdido o prazo, conforme a disponibilidade de doses, assim como os profissionais da linha de frente no combate ao coronavírus.

Cadastro

Idosos acima de 85 anos devem realizar o pré-cadastro municipal, bit.ly/vacinasaudevinhedo, para agilizar o atendimento e garantir a imunização. Os moradores precisam estar atentos ao calendário dos grupos de vacinação divulgado pelo governo estadual e à chegada de novos lotes de vacina no município, no site.

É muito importante que os moradores também façam seus cadastros no site do governo estadual,, em que registram dados pessoais. Com os cadastros preenchidos, as equipes de saúde já dispõem das informações do morador e não precisam preencher um novo cadastro na hora da vacina, o que leva tempo e pode provocar filas.

Grupos prioritários

A primeira fase doplano de vacinaçãono Estado de São Paulo deve durar nove semanas, com término em 22 de março. Essa fase incluirá 9 milhões de pessoas em todo o Estado. Estão no grupo prioritário idosos com mais de 60 anos, profissionais de saúde, pessoas com deficiência, povos indígenas, pacientes com comorbidades, população privada de liberdade, trabalhadores da educação, entre outros.

Vacinômetro – Dados atualizados até 08/02

Doses aplicadas – 2.385

Profissionais da Saúde – 1.729

Idosos – 645