05 FEV 2021
IPTU de Vinhedo tem desconto de 5% para pagamento em parcela única até dia 15

Moradores também puderam optar pelo pagamento sem desconto em doze parcelas, com vencimento no dia 15 de cada mês a partir de janeiro

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2021 de Vinhedo pode ser pago com 5% de desconto em parcela única até o próximo dia 15. Os moradores também puderam optar pelo pagamento sem desconto em doze parcelas, com vencimento da primeira parcela em 15 de janeiro e das demais parcelas no dia 15 de cada mês.

Os carnês foram enviados pelo Correios e caso o morador não tenha recebido, pode retirar a segunda via pelo site da Prefeitura,, clicando no link ‘Cidadão’ e, em seguida, ‘2ª via do boleto de IPTU’. Para emitir a guia única do IPTU 2021 à vista com 5% de desconto, basta acessar o link:. O IPTU 2021 teve correção de 3,92% em relação ao valor de 2020, conforme a inflação.

O IPTU pode ser pago nos bancos Caixa Econômica Federal (CEF), Santander, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, em casas lotéricas, por internet banking, caixas eletrônicos dos bancos conveniados, Banco 24 Horas e correspondentes bancários.

O pagamento diretamente no caixa somente pode ser feito na CEF, lotéricas e Santander. O contribuinte pode optar pelo débito automático das parcelas cadastrando no banco o código informado no carnê de arrecadação.

Isenção total ou parcial do IPTU

Contribuintes com mais de 65 anos, aposentados, pensionistas, pessoas com deficiênciae beneficiários de renda mensal vitalícia podem solicitar isenção total ou parcial do IPTU, de acordo com a Lei Municipal nº 3406/2011.

O benefício é concedido integralmente aos contribuintes que possuam renda mensal igual ou inferior a cinco salários mínimos, que resida no imóvel e não tenha outra propriedade em seu nome.

Em decorrência da pandemia do coronavírus, a Secretaria da Fazenda apresentará o calendário das isenções de IPTU (novos pedidos e prova de vida) no segundo semestre, para preservar a saúde dessa população. Moradores que se enquadram em todas as categorias de isenção não precisam pagar o imposto até que a isenção seja oficialmente concedida.

Contribuição voluntária

O carnê de IPTU deste ano traz a opção de contribuição voluntária para os moradores que quiserem ajudar entidades assistenciais de Vinhedo. A contribuição, que não é obrigatória, pode ser feita em qualquer data ao longo de 2021, até 31 de dezembro. Os boletos para o pagamento da contribuição voluntária estão no fim do carnê.

A ação de voluntariado foi aprovada pela Câmara Municipal e contempla Irmandade Santa Casa de Vinhedo, com valor mínimo de R$ 15,00; o Fundo Social de Solidariedade (FUNSSOL), a partir de R$ 10,00; o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMDCAV), a partir de R$ 10,00; e o Fundo Municipal de Bem-Estar Animal (FUMBEA), com valor mínimo de R$ 10,00.

Confira abaixo o calendário para pagamento do IPTU:

Parcela única: 15de janeiro de 2021 com 10% de desconto

Parcela única: 15 de fevereiro de 2021 com 5% de desconto

1ª parcela: 15 de janeiro de 2021

2ª parcela: 15de fevereiro de 2021

3ª parcela: 15de março de 2021

4ª parcela: 15de abril de 2021

5ª parcela: 17 de maio de 2021

6ª parcela: 15de junho de 2021

7ª parcela: 15de julho de 2021

8ª parcela: 16 de agosto de 2021

9ª parcela: 15de setembro de 2021

10ª parcela: 15de outubro de 2021

11ª parcela: 15de novembro de 2021

12ª parcela: 15de dezembro de 2021

Isenção

É destinada a contribuintescom mais de 65 anos, aposentados e pensionistas-viúvos, cidadãos com deficiênciae/ou por beneficiários de renda mensal vitalícia.

É concedidointegralmente apenas aos contribuintes, proprietários de imóvel residencial com renda mensal igual ou inferior a cinco salários mínimos, que residam no imóvel e apenas tenham um imóvel em seu nome.

Outro requisito é que esse imóvel tenha área construída de até 320m², desde que sua área não ultrapasse a 500m². Em caso de área do imóvel ou terreno superior a 500m², a isençãopode ser proporcional.