04 FEV 2021
Serm otimiza sistema de serviços públicos para agilizar atendimento ao morador

Metodologia garante maior rapidez na execução dos serviços, mesmo com quase metade da equipe afastada pela covid-19 e por questões de saúde

A Secretaria de Serviços Municipais de Vinhedo (SERM) otimizou a utilização do sistema informatizado de Zeladoria para agilizar o atendimento de solicitações feitas pelos moradores.Zeladoria são os serviços públicos municipais, como manutenção de ruas e limpeza de áreas públicas. O novo sistema garante maior agilidade à execução de serviços da secretaria.

Mesmo com a equipe reduzida quase pela metade devido à pandemia de coronavírus e afastamentos por licença médica, e com a ocorrência de chuvas intensas e atípicas em janeiro, os serviços solicitados têm sido rapidamente executados. De 4 a 29 de janeiro, foram feitas 490 solicitações de serviços, segundo levantamento da Secretaria, 266 delas, 54%, já atendidas.

“Com a metodologia, tivemos um excelente resultado, levando em conta que a Secretaria tem 96 servidores e apenas 54 estão trabalhando por questões de pandemia e saúde, e que janeiro registrou chuvas de grande volume e atípicas”, explicou o diretor do Serm, Marcos Feijó. Ele afirmou que a Secretaria está definindo uma escala de prioridade para os atendimentos, dividida em alta, média e baixa, com a finalidade de atender primeiro as solicitações mais urgentes.

“Estamos definindo as prioridades para determinar o prazo máximo de atendimento de acordo com a urgência. Ocorrências mais graves serão atendidas com o máximo de urgência”, comentou Feijó.Ele explicou que várias ações estão sendo realizadas na Secretaria para otimizar o trabalho dos servidores e ampliar a qualidade de atendimento aos moradores.

O SERM e outras secretarias responsáveis pelo registro de solicitações de serviços públicos estão trabalhando para implantar um sistema único na cidade para facilitar ainda mais o atendimento à população.

Outra importante iniciativa em fase de planejamento é uma ação proposta pela SERM para elaborar uma campanha de conscientização para a correta destinação de lixos, entulhos e resíduos de poda, entre outros.

Ocorrências

O maior número de solicitações de serviços públicos refere-se à coleta de podas de árvores. Roçagem de terrenos, coleta de restos de obras, de móveis velhos, tapa-buracos, manutenção de estrada de terra, poda de árvore, reparo e limpeza de bueiro vêm em seguida. Os bairros com maior quantidade de solicitações são Centro, Capela, João XXIII, Santa Rosa, Nova Vinhedo, Santa Claudina, Bosque, Vista Alegre e Caixa D’Água.

04/02/2021
Serm otimiza sistema de serviços públicos para agilizar atendimento ao morador