03 FEV 2021
Vinhedo inicia vacinação de idosos com mais de 90 anos na segunda-feira (8)

Saúde recebeu mais 1.090 doses da CoronaVac; lotes devem ser aplicados no público determinado pelo governo estadual

A Prefeitura de Vinhedo recebeu nesta terça-feira (2) mais 1.090 doses de CoronaVac destinadas à vacinação da população idosa do município, que terá início na segunda-feira (8), quando serão vacinados apenas os moradores com mais de 90 anos. Nesta quarta-feira (3) estão sendo vacinados os profissionais de saúde com mais de 60 anos na ativa e profissionais de saúde da linha de frente no combate ao coronavírus que ainda não haviam sido imunizados.

A vacinação das diferentes populações é feita de acordo com calendário do governo estadual. Cada lote de vacinas deve necessariamente ser utilizado para o público definido pela Vigilância da Saúde do Estado. Nesta primeira fase do cronograma estão sendo imunizados apenas os grupos prioritários.

No dia 8 terá início a vacinação dos moradores com mais de 90 anos e no dia 15 começam a ser vacinados os que têm mais de 85 anos. As demais datas serão divulgadas pelo governo do Estado conforme a disponibilidade de doses da vacina.

Três lotes

A vacinação contra a covid-19 em Vinhedo teve início no dia 21 de janeiro, com 1.080 doses da CoronaVac, para os moradores que atuam na linha de frente do combate à doença, como trabalhadores de UPA, PA e hospitais. No dia 26, a cidade recebeu 830 doses da Oxford/Astra-Zenica para os profissionais de saúde.

Nesta quarta-feira, a Prefeitura dispunha de 750 doses da vacina, inclusive as doses recebidas para vacinar exclusivamente profissionais de saúde, priorizando o grupo com mais de 60 anos.

Segundo o diretor da Vigilância Epidemiológica de Vinhedo, Milton Ricardo Ribolli, nesta quarta foram vacinados cerca de 250 profissionais de saúde com mais de 60 anos, entre eles o prefeito Dario Pacheco, de 74 anos, e os da linha de frente do combate à doença. O restante das doses, aproximadamente 500, será utilizado para imunizar os demais trabalhadores da área de saúde nesta quinta (4) e sexta-feira (5).

Cadastro

A Vigilância de Vinhedo vai utilizar o pré-cadastro municipal () para avisar sobre a disponibilidade da vacina aos inscritos com menos de 60 anos, por ordem de cadastramento. Os profissionais de saúde com menos de 60 anos que não receberem a vacina até sexta-feira devem aguardar um novo lote específico para esse público. Ribolli estima que o público de profissionais de saúde em Vinhedo seja de 3 mil moradores.

O diretor explicou que profissionais de saúde com mais de 60 anos que não conseguiram se imunizar nesta quarta poderão ser vacinados nos próximos dias. Os idosos devem respeitar a data de início para cada faixa etária, mas também poderão se vacinar em outros dias caso tenham perdido o prazo, conforme a disponibilidade de doses, assim como os profissionais da linha de frente no combate ao coronavírus.

Ribolli esclareceu que o pré-cadastro municipal é uma ferramenta de controle, mas não garante o agendamento da vacina. Os moradores precisam estar atentos ao calendário dos grupos de vacinação divulgado pelo governo estadual e à chegada de novos lotes de vacina no município, no site.

Segundo o diretor, é muito importante que os moradores também façam seus cadastros no site do governo estadual,, em que registram dados pessoais. O cadastro no site estadual agiliza a vacinação porque as equipes já dispõem das informações do morador e não precisam preencher um novo cadastro. “É muito importante que todos se cadastrem no site Vacina Já para que o atendimento e seja mais rápido e fácil no dia da vacinação”, disse.

Mais de 90 anos

Os moradores com mais de 90 anos podem se vacinar a partir de segunda-feira no Salão de Festas da Igreja São Sebastião, na Nova Vinhedo, e no Salão de Festas da Igreja São José Operário, na Capela, das 10h às 16h.

Os moradores deverão apresentar um documento com foto. No local serão adotadas todas as medidas de segurança e protocolos de higiene contra a Covid-19 e a vacinação será realizada de acordo com a quantidade de doses enviadas para o município.

Grupos prioritários

A primeira fase doplano de vacinaçãono Estado de São Paulo deve durar nove semanas, com término em 22 de março. Essa fase incluirá 9 milhões de pessoas em todo o Estado. Estão no grupo prioritários idosos com mais de 60 anos, profissionais de saúde, pessoas com deficiência, povos indígenas, pacientes com comorbidades, população privada de liberdade, trabalhadores da educação, entre outros.

Prefeito recebe vacina

O prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco, foi vacinado nesta quarta-feira (3) por integrar o grupo de profissionais da saúde com mais de 60 anos na ativa. Ele tem 74 anos e recebeu a CoronaVac. “Tenho muita confiança no poder de imunização das vacinas. Todos poderão ser vacinados, de acordo com a disponibilidade das doses e prioridades, para que nossa vida volte ao normal o quanto antes”, disse dr. Dario.