13 ABR 2021
Saúde recebe mais dois respiradores para ampliar atendimento na pandemia

A Prefeitura de Vinhedo recebeu mais dois respiradores, totalizando seis equipamentos adquiridos pelo município em parceria com a Câmara Municipal, que vão ampliar a capacidade de atendimento da UTI da Santa Casa em até mais 12 leitos, já que cada aparelho pode ser utilizado até por duas pessoas em casos específicos. Os primeiros quatro aparelhos foram entregues na quarta-feira (7) e os outros dois chegaram sexta-feira (9).

A compra dos respiradores é uma ação que marca o trabalho conjunto do da administração municipal com o Legislativo e que vai garantir mais segurança aos moradores no enfrentamento da pandemia de covid.  O prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco, e o presidente da Câmara, Rodrigo Paixão, destacam a importância da união de esforços entre os dois poderes para atender com melhor qualidade a saúde dos vinhedenses.

“Esse trabalho conjunto, de união em um dos momentos de grave crise sanitária, é muito relevante para que possamos oferecer atendimento de melhor qualidade na nossa rede de saúde quando a pandemia se agrava em todo o País. Vamos criar novos leitos na Santa Casa para que possamos continuar cuidando dos moradores em Vinhedo, assegurando que não faltem leitos”, disse dr. Dario.

Rodrigo Paixão lembrou a importância de a população continuar se prevenindo com medidas sanitárias básicas e fundamentais, como uso de máscaras, e apontou que é necessário acelerar a vacinação. Vinhedo foi um dos primeiros municípios do Brasil a se mobilizar para a compra direta de vacinas, assim que foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Vinhedo integra, desde a primeira discussão, o consórcio da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para adquirir vacinas contra covid, faz parte do consórcio da Região Metropolitana de Campinas (RMC) para compra de insumos e medicamentos e já realizou duas reuniões com representantes do Fundo Soberano da Rússia para avaliar a aquisição da Sputnik V, vacina que está sendo avaliada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Respiradores

Com a aquisição de mais seis respiradores, Vinhedo passa a ter 35 aparelhos, dois deles em manutenção. Desses, 31 estão na Santa Casa e o restante na UPA e PA da Capela.

Boletim Epidemiológico

O boletim epidemiológico de segunda-feira (12) da Secretaria de Saúde, traz a confirmação de mais 91 casos de coronavírus, somando 5.519 registros da doença. Do total de infectados pelo novo coronavírus, 5.306 evoluíram para a cura.

A cidade contabilizava nesta segunda 18 pacientes internados na Santa Casa de Vinhedo, sendo cinco em enfermaria, 10 em UTI e três no Pronto Socorro (14 confirmados e quatro aguardando resultado). Vinhedo registrou 102 óbitos confirmados pela doença.