09 ABR 2021
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Prefeitura de Vinhedo lança Renda Básica Municipal para 1,2 mil famílias em situação de vulnerabilidade

O prefeito Dario Pacheco anunciou nesta quinta-feira, 7, durante a live semanal, que vai implantar o programa de Renda Básica Municipal para beneficiar 1.172 mil famí­lias vinhedenses em complemento ao Bolsa Famí­lia que vivem em extrema pobreza cadastradas na Secretaria de Assistência Social. O pedido foi feito pela vereadora Nayla Souza, que apresentou uma carta com 14 propostas ao chefe do executivo para enfrentar o corona ví­rus e recuperar a economia da cidade. Cada famí­lia irá receber do governo municipal a partir do mês de junho o valor de R$ 100 por três meses consecutivos, totalizando R$ 300.

Não gostaremos de estender esse benefí­cio a todos os vinhedenses, mas temos limitação de orçamento. Portanto, acreditamos que os mais vulneráveis precisam ser atendidos, explicou Dr. Dario. Segundo a vereadora: e urgente colocar em prática um programa de renda básica municipal, principalmente porque o novo auxí­lio aprovado pelo Governo Federal não capaz de suprir necessidades básicas tampouco aquecer a economia, que a sua principal funcionalidade. Mais do que um custo, isto a um investimento. Se as pessoas consumirem no comércio local, a Prefeitura será ressarcida com a retomada da arrecadação de IPTU e ISSQN, balanceando as contas públicas de 2022.

Foi assim que paí­ses como os Estados Unidos da América e a Inglaterra retomaram seus índices de crescimento econômico mesmo durante as fases cri­ticas da pandemia. Conforme explicou o prefeito, outras propostas sugeridas pela vereadora já estão em prática no municí­pio, como o programa Tarifa Social de Água, comércio drive thru na fase emergencial, entrega de kits de alimentação e cartão alimentação e fiscalização constante de estabelecimentos em funcionamento irregular.

As que puderam ser colocadas em prática imediatamente, não colocamos. Outras precisam de estudo do impacto orçamentário. As propostas são muito boas, parabenizo o trabalho da vereadora Naylâ, disse Dr. Dario.

Mais medidas Desde o ini­cio do ano, a Prefeitura de Vinhedo implementou algumas iniciativas para colaborar com as famí­lias vinhedenses que estão atravessando dificuldades financeiras durante a economia. Os mais de 10,3 mil alunos matriculados na Rede Municipal estão recebendo kits de alimentação e mais vales-compras de R$ 100 (R$ 50+ R$ 50) para complementar os itens da cesta.

A Prefeitura também postergou o pagamento das taxas e licenças municipais para comércios e profissionais autônomos e enviou projeto para a Câmara de parcelamento de todos os débitos municipais. Também se prontificou em repetir a isenção no próximo ano, para quem tiver dificuldades em arcar com o pagamento dos tributos neste ano.