A Prefeitura de Vinhedo e a Sanebavi dão início nesta terça-feira (13) ao processo de licitação para a compra do kit caixa d'Água para ser distribuído a famílias em situação de vulnerabilidade social da cidade, inclusive as cadastradas no programa Tarifa Social de Água. O projeto de lei autorizando a implantação do programa foi aprovado nesta segunda-feira (12) pela Câmara Municipal e deve entrar em operação assim que o processo licitatório for concluído. O programa, criado pelo prefeito Dario Pacheco, vai proporcionar mais qualidade de vida e saúde, com melhoria nas condições de moradia das famílias em situação de vulnerabilidade social de Vinhedo, garantindo abastecimento de Água mesmo durante interrupções no fornecimento, por pelo menos 24 horas.
O programa deve atender cerca de 3,4 mil famílias de Vinhedo, o que representa aproximadamente 13,6 mil moradores. A Sanebavi vai fornecer um kit composto de caixa d'Água de 500 litros e as demais peças envolvidas para instalação, como boia, registros, conexões e canos. A instalação deverá ser feita pelos moradores.
Serão atendidas com caixa d'Água famílias com renda familiar de até 3 salários mínimos, inscritas no Cadastro Único para programas sociais do governo federal. Elas precisam ter o pagamento da conta de Água em dia com Sanebavi, morar em imóvel residencial abastecido pela Sanebavi e possuir estrutura para suportar o peso da caixa d´Água. O valor estimado com a implantação do programa é de cerca de R$ 200 mil. A muitas famílias não possuem caixa d'Água em suas residências e, quando falta Água, tem suas atividades prejudicadas. Juntamente com a Tarifa Social de Água já implantada, a administração municipal está melhorando a qualidade de vida dessas famílias, destaca o superintendente da Sanebavi, Jaderson Spina.
Á Tarifa Social Em fevereiro, a Prefeitura e a Sanebavi implantaram em Vinhedo, pela primeira vez, a tarifa social de Água para famílias em situação de vulnerabilidade social, uma das realizações do plano de governo do prefeito Dario Pacheco. O decreto é baseado em legislações federais, municipais e resoluções da Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ). A tarifa atende exclusivamente residências, prevê desconto de 50% do valor para consumo de até 10 metros cúbicos por mais e 25% de desconto para consumo entre 10 metros cúbicos e 20 metros cúbicos de Água por mais.
Para solicitar o cadastro na Sanebavi, o morador deve agendar o atendimento pelo telefone (19) 3826-8499. A família precisa estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CADÚnico), com a inscrição atualizada, e ter renda mensal per capita de até meio salário mínimo no valor vigente. Também ao preciso estar em dia com os pagamentos da conta de Água nos 12 meses anteriores. Os interessados devem fazer a solicitação da tarifa social na Sanebavi, com a comprovação da inscrição no CADÚnico. A estimativa é de que 2,3 mil famílias possam aderir ao programa Tarifa Social.