Vinhedo ocupa posição de destaque no ranking de cidades mais seguras de São Paulo em levantamento feito pelo Instituto Sou da Paz no ano de 2020. De acordo com a nova edição do índice de Exposição aos Crimes Violentos (IECV), que mede a exposição a violência nas cidades do estado de São Paulo com mais de 50 mil habitantes, Vinhedo ocupa a 14 posição entre as cidades menos violentas do Estado e a 4 posição na Região Metropolitana de Campinas. Vinhedo é uma das cidades mais seguras do Brasil e vários fatores relacionados a qualidade de vida influenciam nesse ranking.
Vamos continuar trabalhando, com compromisso e seriedade, para que nossa cidade se desenvolva cada vez mais, para o bem-estar dos nossos moradores e para que sejamos referência em segurança, tranquilidade e acolhimento em todo o País, disse o prefeito Dario Pacheco. Segundo o levantamento, baseado em estatísticas da polícia estadual paulista, Vinhedo não registrou nenhum homicídio em 2020.
O estudo constatou que a exposição à violência nos municípios paulistas em 2020 teve a maior redução desde o início da série histórica, em 2014. O IECV geral do estado de São Paulo caiu de 26,7 para 23,5 redução de 12% em relação a 2019. Lançado pela primeira vez em 2018, o IECV a uma avaliação que considera várias dimensões da violência e da segurança pública no estado de São Paulo, analisando diferentes tendências criminais e permitindo uma comparação das estatísticas entre cidades, permitindo a comparação do nível de exposição da população a esses crimes. O IECV ao calculado a partir da média ponderada de trás subindices: crimes letais (homicídio e latrocínio), crimes contra a dignidade sexual (estupro) e crimes contra o patrimônio (roubos em geral, roubo de veículo e roubo de carga). São analisados, segundo esses critérios, os 141 municípios do estado com pelo menos 50 mil habitantes.