06 MAI 2021
Vinhedo distribui faixas e cartazes para segurança do trânsito no Maio Amarelo
Respeito e Responsabilidade: Pratique no Trânsito é o tema do movimento este ano em todo o País

Respeito e Responsabilidade: Pratique no Trânsito é o tema do Movimento Maio Amarelo 2021, que já está nas ruas. Vinhedo participa da campanha pela segurança do trânsito com faixas que serão distribuídas em pontos estratégicos da cidade e cartazes que serão fixados em locais de visibilidade nas escolas municipais, que estão retomando as aulas presenciais.

“As ações estão restritas por conta da pandemia, mas é importante mobilizarmos a sociedade sobre a relevância da segurança no trânsito. A campanha deste ano traz um tema universal. Praticar o trânsito com respeito e responsabilidade salva vidas. O mês de maio é referência nesse alerta, que deve se estender por todos os dias do ano para a segurança de todos”, disse o secretário de Transportes e Defesa Social, José Ricardo Trevisan Arantes.

Segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária, que desenvolve a campanha, o Maio Amarelo contribuiu para a redução de aproximadamente 30% dos acidentes de trânsito ao longo da década passada. Dados divulgados pela Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização Mundial de Saúde (OMS) no ano passado apontam que 1,35 milhão de pessoas perdem a vida a cada ano no mundo todo.

O último dado de mortes ocorridas no Brasil, disponibilizado pelo Ministério da Saúde e compilados pelo Observatório, é que em 2019 31.945 vidas foram perdidas nas rodovias e ruas brasileiras. Esse é o número mais baixo desde 2001.

A campanha 2021 do Movimento Maio Amarelo traz a reflexão sobre atitudes que tem faltado nos últimos tempos em diversos ambientes de convivência: o respeito e a responsabilidade. A mensagem aponta a empatia como o carro chefe da convivência: não faça para o outro o que você não quer que alguém faça a você.

“O Maio Amarelo é uma reflexão que deve fazer parte das nossas vidas. No trânsito, nos tornamos intolerantes e adotamos atitudes que não teríamos se estivéssemos conversando pessoalmente com a família que ocupa o outro veículo, com o motorista ou com o pedestre. Todos temos que respeitar as regras de trânsito em benefício de uma convivência saudável para todos”, disse o secretário.

Como a pandemia afetou os trabalhos do Departamento de Trânsito, Arantes solicitou a empresas, organizações, comércio e serviços que participem da campanha distribuindo e fixando cartazes em locais de circulação de pessoas. Os cartazes podem ser obtidos no site https://maioamarelo.com, clicando na aba Conteúdos e em Maio Amarelo 2021, no alto do site. Ao abrir a página, basta clicar em Conteúdo da Campanha 2021 e preencher um cadastro simples para ter acesso ao material de divulgação do movimento.

Desde 2014, ano de lançamento do Movimento Maio Amarelo, o Observatório prepara uma campanha publicitária com um tema diferente para chamar a atenção da sociedade. Ao longo das sete edições do Maio Amarelo, vários foram os temas abordados, desde Atenção pela Vida em 2014, até Perceba o Risco. Proteja a Vida do ano passado.

Autor: Silvana Guaiume