21 MAI 2021
Vinhedo vai zerar espera pela 2ª dose da Coronavac vencidas até dia 10 de maio
Moradores que estão com doses atrasadas até esta data devem comparecer sábado (22) ao Centro Médico do São Matheus

Vinhedo recebeu na manhã desta sexta-feira, 21, um lote complementar da vacina Coronavac para zerar a espera de moradores pela segunda dose vencidas até 10 de maio. Todos os que tomaram a primeira dose da Coronavac no município e estão com a segunda dose vencida até o dia 10 de maio devem comparecer neste sábado, 22, das 9h às 16h, no Centro Médico Dr. Manoel Matheus, no Jardim São Matheus, para receber o imunizante.

Moradores que estão com a segunda dose vencida a partir do dia 11 de maio serão vacinados na próxima semana. A Secretaria de Saúde vai divulgar na segunda-feira, 24, o local e os horários.

Desde o mês passado, Vinhedo tem recebido menos doses do Programa de Imunização do que o necessário para vacinar a população. No início de maio, uma força-tarefa foi coordenada pelo prefeito Dario Pacheco junto ao secretário estadual de Saúde, Jean Carlo Gorinchteyn; coordenador estadual de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos de Saúde, Carlos Alberto de Castro Soares; e a coordenadora estadual do Plano de Imunização, Regiane de Paula, o que possibilitou a chegada da remessa complementar na sexta-feira.

“Agradeço o empenho da Secretaria Estadual de Saúde e demais autoridades do Governo do Estado, que se mobilizaram para que pudéssemos atender os moradores de Vinhedo e assim zerar a espera pela segunda dose do imunizante até o dia 10. Estamos trabalhando com todo o nosso efetivo para agilizar a vacinação e assim cumprir o cronograma do governo estadual”, explicou dr. Dario.

Até sexta-feira, receberam a primeira dose em Vinhedo 16.259 pessoas, o equivalente a 20,29% da população, sendo que dessas, 8.356 já estão imunizados com as duas doses (10,43%).

A Secretaria de Saúde reforça que somente serão vacinados os moradores que tomaram a primeira dose em Vinhedo e que possuem o comprovante da imunização. O órgão também orienta que os moradores evitem chegar muito antes aos locais de vacinação e, se possível, deem preferência ao período da tarde.

“Vamos distribuir 300 senhas às 9h e mais 300 senhas às 13h para evitar que haja aglomeração. Recebemos doses suficientes para vacinar todos os moradores que estavam aguardando, não é necessário correria nem chegar horas antes da vacinação, podem vir com tranquilidade”, pediu o secretário de Saúde interino, Milton Ribolli.

2ª dose de Astrazeneca

A vacinação para a segunda dose da Vacina AstraZeneca agendadas até o 23 de maio ocorre neste sábado (22) para letra inicial (A-L) e no domingo (23) para letra inicial de M-Z, das 8h às 16h, na Escola Estadual Patriarca da Independência.

Agendamento

Continua aberto o link para agendamento de idosos maiores de 60 anos que ainda não se vacinaram e também para gestantes e puérperas com comorbidades de 18 a 59 anos. Para realizar o cadastro, basta acessar o site da Prefeitura de Vinhedo e clicar na aba Covid-19.

Autor: Ana Cândida Briski