21 MAI 2021
Vinhedo soma nove dias sem morte por covid-19, mas contaminação está em alta
Embora não haja óbito nesse período, a Secretaria Municipal de Saúde verificou tendência de alta no contágio

A Saúde de Vinhedo está, nesta sexta-feira (21), há nove dias sem nenhum registro de morte provocada por covid-19. Embora não haja nenhum óbito nesse período, a Secretaria Municipal de Saúde verificou tendência de alta no número de contaminações esta semana. Em sete dias, até quinta-feira (20), foram registrados 127 novos casos da doença na cidade. Nesta quinta-feira, 16 pessoas estavam internadas na UTI Covid da Santa Casa.

“Esse aumento pode ser reflexo do Dia das Mães. Por isso pedimos aos nossos moradores que nos ajudem a conter a contaminação, adotando as medidas de prevenção, principalmente evitando qualquer tipo de aglomeração, além do uso de máscara, distanciamento e higienização constante das mãos”, disse o prefeito Dario Pacheco.

O secretário interino de Saúde, Milton Ribolli, explicou que há 30 dias Vinhedo registrou tendência de queda na contaminação e, há 15 dias, estabilidade nos contágios. “Agora estamos verificando uma tendência de aumento do número de casos. Temos que nos proteger para evitarmos que essa tendência piore”, afirmou.

Ribolli atribuiu a queda no número de mortes à ampliação da vacinação, que chegou a 20% da população de Vinhedo com a primeira dose e 10% com a segunda dose nesta sexta-feira (21).  “Estamos com todos nossos idosos praticamente vacinados com a primeira dose e com cadastramento aberto para os que têm mais de 60 anos. Muitos idosos já completaram o esquema vacinal e receberam as duas doses. Também estamos finalizando o primeiro grupo de comorbidade, de 50 a 59 anos, e vamos abrir o cadastramento para agendar os que têm 45 anos ou mais”, afirmou o secretário.

Autor: Silvana Guaiume