24 MAI 2021
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Escuta Especializada Infantil de Vinhedo completa um mês de trabalho com resultados positivos
Atendimento é feito por equipe de seis pessoas da Secretaria, treinadas para acolher essas crianças vítimas de violência

O serviço de Escuta Especializada de Vinhedo para crianças e adolescentes vítimas de violência completa um mês de trabalho com resultados positivos. Neste período, foram atendidas, por uma equipe da Secretaria de Assistência Social, sete crianças de 6 a 10 anos de idade vítimas de violência física e sexual. Segundo a secretária, Cristina Mazon, havia uma demanda reprimida de 10 crianças desde 2019 porque o serviço não existia na cidade.

O Escuta Especializada Infantil conta com uma equipe de seis pessoas da Secretaria, que foram treinadas para realizar o atendimento dessas crianças vítimas de violência. O serviço é fundamental para dar sequência aos processos criminais contra os autores da violência e a implementação havia sido solicitada pela Promotoria de Justiça de Vinhedo. A Escuta é realizada em uma sala cedida pela delegada Denise Florencio Margarido, na Delegacia de Polícia da cidade, onde funciona uma brinquedoteca.

“Como o serviço não era executado, estamos priorizando os processos do ano de 2019 para que possamos, junto a Promotoria da Infância e Juventude, agilizar os pareceres. Temos agendamento até junho”, explicou a secretária. Segundo ela, o atendimento é feito em parceria com as secretarias de Educação e Saúde. “A Escuta é necessária para que o processo judicial possa correr, para punir quem praticou o ato”, disse.

Segundo a secretária, a Escuta oferece acolhimento a essas crianças, com atendimento multidisciplinar. “A equipe da Secretaria fez curso para realizar o atendimento adequado. A Escuta realizada tem caráter lúdico, emocional e de acolhimento da criança”, afirmou. Ela disse que as famílias em situação de vulnerabilidade de Vinhedo são acompanhadas pela Secretaria, mas os casos de violência podem surgir mesmo com esse acompanhamento.

Cristina explicou que a meta é criar um Centro Municipal de Escuta Especializada para atender todas as pessoas vítimas de violência, idosos, mulheres e pessoas com deficiência.

Autor: Silvana Guaiume