10 JUN 2021
SANEAMENTO
Prefeitura e Sanebavi entregam primeira etapa do sistema de esgoto no São Joaquim
Projeto marca com sucesso o início da parceria municipal com condomínio da cidade

A primeira etapa das obras de implantação de esgotamento sanitário no Condomínio São Joaquim foi concluída nesta quinta-feira (10), quando o sistema entrou em operação. O projeto marca com sucesso o início da parceria da Prefeitura e Sanebavi com condomínio da cidade. Pelo contrato, firmado ainda em 2008 e instituído em forma de lei, o condomínio custeou as obras em troca de isenção do pagamento da taxa de esgoto por 60 meses. O São Joaquim é o terceiro maior condomínio de Vinhedo.

“Saneamento básico é saúde. Vamos trabalhar pelo desenvolvimento sustentável de Vinhedo com foco no crescimento ordenado, cuidando do bem-estar da população”, afirmou o prefeito Dario Pacheco, que participou da cerimônia de assinatura do contrato no Condomínio São Joaquim na manhã desta quinta (10), com o superintendente da Sanebavi, Jaderson Spina. Também estavam presentes os vereadores Paulinho Palmeira e Pastor Léo Fernandes.

“Essa parceria mostra a força de ação do poder público quando trabalha com o setor privado. Temos que aproximar a administração do morador para colher os melhores resultados para nossa cidade. Compromisso com as pessoas, com a saúde pública e a sustentabilidade”, acrescentou dr. Dario.

Na primeira etapa, estão sendo atendidos 1.760 moradores de 352 lotes do condomínio, que tem 707 imóveis. O volume de esgoto coletado e tratado nessa primeira etapa é estimado em 281 mil litros por dia. Quando concluído, o sistema atenderá pouco mais de 3,5 mil moradores do local e vai coletar cerca de 565 mil litros de esgoto por dia.

Os efluentes serão conduzidos pela rede coletora para tratamento na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Capivari.  Antes da implantação do sistema de esgotamento, os moradores do condomínio utilizavam fossas, método caro para manutenção e que apresenta risco de contaminação do solo.

O superintendente da Sanebavi destacou a importância da preservação ambiental como resultado da ação conjunta e anunciou a ampliação do projeto a outros condomínios da cidade. “Essa obra é fundamental para preservação do nosso lençol freático e vai servir de base para a implantação em outros condomínios”, disse. Spina lembrou que a legislação determina que até 2030 ocorra a universalização do sistema sanitário. “Vamos levar essa jornada a outros locais. Precisamos preservar todos os nossos mananciais. Esse é nosso objetivo”, afirmou.

Na primeira etapa de obras no São Joaquim, a Sanebavi executou a construção de uma elevatória de esgoto dentro do condomínio com recursos de R$ 1,4 milhão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), destinados para o projeto em 2012. O condomínio ficou responsável pela execução de outras duas elevatórias e implantação das redes de esgoto de 20,2 quilômetros, sendo que 10,7 quilômetros entraram em operação nesta quinta (10).

No contrato firmado também nesta quinta-feira, o condomínio doou as instalações de esgotamento para o município. Em contrapartida, a Sanebavi isenta o São Joaquim da cobrança da taxa de esgoto por 60 meses, administra a rede e o processo de tratamento dos efluentes na ETE.

“Esse é um dia de festa para o condomínio, um divisor de água para nós. É o fim de um ciclo que teve inicio há mais de uma década. Muitas pessoas participaram desse processo até chegarmos neste dia. Estávamos aguardando ansiosos para o início do serviço. Estamos muito felizes. O meio ambiente e a natureza agradecem”, afirmou o síndico do condomínio São Joaquim, Álvaro Aparecido de Oliveira.