17 JUN 2021
CULTURA
Inscrições para seleção de oficineiros culturais podem ser feitas até o dia 26 deste mês
Interessados devem apresentar propostas nas modalidades artes visuais, dança, literatura, música e teatro, técnicas manuais e literatura
Estão abertas até o dia 26 deste mês as inscrições para seleção de profissionais interessados em apresentar propostas de desenvolvimento de oficinas e prestar serviços na programação cultural da Secretaria de Cultura e Turismo de Vinhedo. As propostas devem ser inscritas no formulário online bit.ly/economiacriativavinhedo ou diretamente na Secretaria, nos dias úteis, das 9h às 16h, na Rua Monteiro de Barros, nº 101, Centro.

"O fortalecimento cultural é fundamental para o desenvolvimento social. Cultura é identidade, é um laço que nos une à nossa história, à nossa cidade. Temos que estimular a produção artística e cultural e as oficinas nos permitem envolver os moradores nesse processe de enriquecimento da nossa identidade", disse o prefeito Dario Pacheco.

O cadastramento dos interessados foi iniciado no dia 11 e o edital foi publicado no Boletim Municipal no dia 10. As oficinas serão realizadas nos Centros Culturais do Município e em outros equipamentos que venham integrar a Secretaria de Cultura e Turismo durante a vigência do credenciamento. Os oficineiros devem apresentar propostas de atividades culturais nas modalidades artes visuais, dança, literatura, música e teatro, técnicas manuais e literatura.

A previsão da Secretaria é de contratar até 22 oficineiros. Todas as propostas deverão conter a faixa etária do público a que se destinam. As propostas poderão ter carga horária máxima de 96 horas e mínima de quatro horas por mês, com duração de até seis meses. As oficinas serão abertas ao público, com inscrição prévia. A divulgação das oficinas será organizada pela Secretaria de Cultura e Turismo e pelo oficineiro.

Podem se inscrever profissionais das áreas artística, técnica e cultural, pessoas físicas e microempresas individuais, sendo vedada a representação por empresa de terceiros. Os oficineiros serão classificados por pontuação obtidas nos critérios viabilidade da proposta, pertinência, objetivos, clareza, métodos, experiência do profissional, currículo e vínculo com centros culturais.

O credenciamento não implica contratação, que ocorrerá conforme necessidade, disponibilidade orçamentária e interesse do município. Cada proponente poderá inscrever até duas propostas. Os projetos selecionados integrarão um banco de dados com prazo de validade de um ano da data da publicação dos resultados, que poderá ser prorrogado por até mais um ano. Caso não haja interesse do público pela oficina oferecida, após duas aulas consecutivas com menos de 10% das vagas preenchidas, ela poderá ser cancelada e o contrato rescindido.

Documentos necessários:
Ficha de inscrição totalmente preenchida e assinada
Proposta de oficina contendo descrição sucinta da oficina incluindo objetivo, método a ser aplicado e justificativa,  além de cronograma e descrição das atividades
Currículo contendo a formação e experiência
Experiência comprovada em atividades artístico-pedagógicas adequadas ao perfil de cada modalidade e comprovação de formação técnica se houver
Experiência artística comprovada
Apresentar comprovação em caso de ter realizado atividade nos Centros Culturais

Critérios para seleção das Oficinas:
Clareza da proposta e qualidade do projeto
Comprovação de conhecimento e experiência na modalidade escolhida através da análise curricular e material apresentado
Viabilidade da implementação do projeto
Pertinência dos métodos de trabalho escolhidos em relação ao público-alvo