22 JUN 2021
PLANEJAMENTO URBANO
Sanebavi inicia segunda fase da automação do monitoramento do sistema de abastecimento de água
Ao todo serão instaladas 66 estações telemétricas para acompanhar em tempo real 100% dos reservatórios, captações e  poços artesianos
A Sanebavi – Saneamento Básico Vinhedo está executando a segunda fase de implantação de telemetria e automação dos sistemas de captação e abastecimento de água do município.  Mais uma inovação importante para garantir maior eficiência e melhor gestão dos recursos hídricos. Nesta semana, o equipamento de monitoramento da rede foi instalado na Represa 3 e já está em funcionamento.

“Estamos realizando investimentos importantes na nossa rede de captação e distribuição de água para que possamos melhorar a gestão de todo o sistema. Estamos passando por um período de estresse hídrico na nossa Bacia PCJ, que abastece nossa região. Mas os investimentos em Vinhedo não param”, afirmou o prefeito Dario Pacheco.

Ao final da segunda fase, o municio contará com 66 estações telemétricas que acompanhará em tempo real 100% dos reservatórios, captações e poços artesianos. “Com o avanço na ampliação do monitoramento, temos um acompanhamento mais preciso e dinâmico tanto dos sistemas de distribuição, como dos recursos hídricos, auxiliando na gestão com uma tomada de ação imediata”, explicou o superintendente da autarquia, Jaderson Spina.

O dispositivo é movido a energia solar (off grid), com comunicação via GPRS (rede de telefonia celular) e é responsável pelo  envio dos dados de nível da represa até  o Centro de Controle Operacional (CCO), 24h por dia. Antes da implantação dos equipamentos, o acompanhamento dos níveis era realizado presencialmente por uma equipe da Sanebavi designada para percorrer diariamente todos os pontos de captação.

Com o novo monitoramento, as informações estão disponíveis em tempo real, permitindo maior agilidade na gestão de todo o sistema e garantindo que manobras emergenciais sejam adotadas rapidamente. A nova estrutura oferece atendimento de qualidade aos moradores.  “Com essa tecnologia temos maior rapidez e exatidão nos dados, garantindo a elevada eficiência no processo de controle”, disse o diretor de Estação de Tratamento de Água (ETA), Gabriel A. Carvalho.

Autor: Sanebavi