23 JUN 2021
SAÚDE
Agendamento agiliza vacinação; chegar muito antes do horário gera fila e aglomeração
Profissionais de Saúde, pessoas que estão na linha de frente do combate à covid-19 desde o início da pandemia, precisam ser tratadas com respeito
O agendamento eletrônico da vacinação em Vinhedo garante um atendimento agilizado aos moradores da cidade, que definem dia, horário e local onde vão receber a vacina. A Saúde enfatiza que não é necessário chegar horas antes do horário marcado para receber a vacina. Alguns moradores têm chegado ao local marcado muito antes do horário previsto, o que gera aglomeração, filas e, às vezes, longo tempo de espera até a hora marcada para receber a dose.

Segundo a Secretaria de Saúde, a marcação por horário é importante justamente para que os moradores possam se dirigir ao local da vacinação no tempo previsto, não tenham que enfrentar fila nem longa espera, o que inevitavelmente ocorre quando o morador chega muito antes. Quando faz o agendamento online, o atendimento é garantido. O sistema gera a lista de todas as pessoas que serão atendidas em cada dia, horário e local.

A Secretaria de Saúde pede ainda aos moradores que tratem com respeito os profissionais de Saúde, pessoas que estão na linha de frente do combate à covid-19 desde o início da pandemia, que estão trabalhando à noite e aos fins de semana para melhor atender a população.

Enfermeiros e atendentes não têm responsabilidade sobre eventuais faltas de vacina, que é atribuição do governo estadual. É o governo estadual que define o calendário da vacinação e entrega as vacinas ao município em quantidades limitadas para cada público do calendário. Vinhedo não atrasou o início de nenhum grupo de vacinação do calendário estadual e tem se destacado no ranking de vacinação da RMC. O município é o quarto na RMC com mais moradores vacinados com as duas doses da vacina, já com o ciclo de imunização completo.

Autor: Silvana Guaiume