24 JUN 2021
Sanebavi realiza obras para ampliar armazenamento de água na barragem próxima à captação
Na próxima semana, processo será executado na Represa I, com limpeza da caixa de areia e parte do espelho d´água
A Sanebavi – Saneamento Básico Vinhedo – deu início nesta quarta-feira, 23, ao desassoreamento do Rio Capivari, próximo ao ponto de captação de água, chamado de Captação Maluf. O objetivo é aumentar a área de armazenamento de água bruta no local para que o município possa extrair do rio o máximo permitido de água, 400m³/hora. A captação no Capivari é responsável por mais de 50% do sistema de abastecimento da Estação de Tratamento de Água (ETA) I.

“Desde o início do ano, a Sanebavi tem realizado investimentos constantes na rede de abastecimento de água para ampliar a segurança hídrica dos nossos moradores, principalmente neste período crítico de falta de chuvas em todo o Centro-Sul do Brasil, inclusive no nosso Estado e região. Os investimentos incluem desde manutenção como essa até grandes obras que serão executadas, como a modernização do próprio sistema de captação e a construção de reservatórios. Comprometimento com a qualidade de vida do morador”, disse o prefeito Dario Pacheco.

Os trabalhos incluem reconstrução da barragem, retirada de todo tipo de lixo e detritos depositados na área de captação, desassoreamento de parte do leito do rio e remoção da areia acumulada na captação, além da limpeza das margens, reorganização do estoque de argila e areia seca. A reconstrução da barragem é fundamental para estabilizar do volume de água.

“Com o tempo, o corpo da barragem cede em alguns pontos, provocando fissuras entre as pedras e perda de água. Neste momento de estresse hídrico, não podemos perder esse volume, que é importantíssimo para o município e para os moradores. A recuperação da contenção vai assegurar que não haja mais perdas até que seja construída a nova barragem definitiva”, afirmou o superintendente da Sanebavi, Jaderson Spina.

A construção da nova barragem, que vai modernizar todo o sistema de captação no Capivari, está em fase de formalização de convênio junto ao Ministério Desenvolvimento Regional. “Em breve iniciaremos a construção de um novo módulo de captação, mais moderno, econômico e eficaz, o que vai representar um grande avanço para o abastecimento de Vinhedo”, disse Spina.

Atualmente, a Sanebavi realiza intervenções e restaurações na barragem no mínimo uma ou duas vezes ao ano para garantir a captação. “Há muito tempo não é feito qualquer investimento nesse local. É a mesma estrutura de quando foi construído”, destacou o diretor de Estação de Tratamento de Água (ETA), Gabriel A. Carvalho.

O projeto para construção do novo módulo de captação tem previsão de execução no período de um ano. A construção vai modernizar o sistema de captação de água, proporcionar economia no consumo de energia elétrica, aumentar a capacidade da captação e facilitar a manutenção e limpeza do sistema, protegendo o conjunto de motor e bomba. O valor da obra está estimado em R$ 1,8 milhão.

Autor: Sanebavi