24 JUN 2021
Mensagem que circula no whatsapp sobre Vale Gás em Vinhedo é falsa
Programa é destinado a municípios com comunidades, favelas, assentamentos e ‘aglomerados subnormais’
Está circulando nos aplicativos de mensagens e redes sociais um suposto cadastro destinado a famílias vinhedenses para que elas possam receber um subsídio do Estado denominado ‘Vale Gás’. A mensagem é falsa e o morador que recebê-la não deve, de nenhuma forma, digitar seus dados pessoais.

O programa realmente existe, mas só se destina para 82 dos 645 municípios do Estado de São Paulo que possuem maior número de famílias em situação de pobreza e residindo em favelas, comunidades, ocupações, assentamentos, palafitas, etc. (setores censitários com pelo menos 5% da área ocupada por "aglomerados subnormais", nas definições oficiais do IBGE). Portanto, a cidade de Vinhedo não se encaixa nos parâmetros para ser contemplada.

Na mensagem, o programa é atribuído ao Governo Federal e traz os seguintes dizeres:  “O GOVERNO FEDERAL está liberando o VALE GÁS SOCIAL às famílias de baixa renda em decorrência do aumento excessivo do preço do gás de cozinha, no valor de R$110/mês por família. Tem direito a receber o benefício pessoas de baixa renda, aposentados e beneficiários do auxílio emergencial e bolsa família”.

O benefício federal não existe, por isso, é muito importante orientar os familiares para que não cliquem em links duvidosos, não forneçam dados pessoais, e sempre se certifiquem em verificar as informações dos programas sociais do governo federal nos canais oficiais vinculados ao site oficial do Ministério da Cidadania ou então no site da Prefeitura de Vinhedo.

Autor: Ana Cândida Briski