28 JUN 2021
SERVIÇOS PÚBLICOS
Prefeito assina convênio para instalação de Poupatempo em Vinhedo
Serão pelo menos 130 serviços oferecidos à população vinhedense
O prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco, assinou nesta segunda-feira, 28, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, o termo de parceria entre o Governo do Estado para a instalação do Poupatempo em Vinhedo. Segundo o Estado, o posto vinhedense e de outros 19 municípios da Grande São Paulo, interior e litoral começam a funcionar neste ano ainda.

“Nosso objetivo é facilitar ao máximo a vida do cidadão vinhedense. Quanto mais pudermos encurtar distâncias, agilizar procedimentos e centralizar serviços, nós iremos fazer. O poupatempo Vinhedo começa a operar com 130 serviços”, explicou dr. Dario. O novo modelo de Poupatempo é mais enxuto, eficiente e com grande capilaridade, graças à integração com o Detran. A novidade é a inclusão dos serviços municipais, aumentando a oferta.

Além dos serviços municipais e do Detran SP, as novas unidades irão oferecer os do Instituto de Identificação (IIRGD), Ministério Público, da Secretaria Estadual da Educação e das prefeituras. Atualmente, cerca de 80% dos atendimentos do Poupatempo são por plataformas digitais. Entre os serviços online mais procurados estão carteira de habilitação, licenciamento de veículo, funcionalidades da vacinação contra a covid-19, emissão do Atestado de Antecedentes Criminais e consulta de IPVA.

Entre os municípios que receberão as novas unidades estão Batatais, Cajamar, Capivari, Ibiúna, Itupeva, Mairiporã, Mirassol, Novo Horizonte, Orlândia, Paraguaçu Paulista, Pederneiras, Pitangueiras, Poá, Presidente Venceslau, Promissão, São Joaquim da Barra, Ubatuba, Vargem Grande do Sul, Várzea Paulista e Vinhedo.

Participaram da cerimônia o governador João Doria, o vice-governador, Rodrigo Garcia, os deputados Dirceu Dalben, Jorge Caruzo, Baleia Rossi, Carlos Sampaio, o secretário Municipal de Indústria e Comércio, Tiago de Paula, o secretário de Governo Jorge Torrezin e os vereadores Márcio Melle e Thiago Marra.

Juntas, as 20 unidades irão beneficiar mais de 1,3 milhão de habitantes e realizar 3,3 mil atendimentos diariamente, com o padrão de qualidade e eficiência do programa, reconhecido como o “Melhor Serviço Público de São Paulo”.  O investimento do Estado nos projetos será de R$ 3 milhões.

As implantações serão feitas em parceria com as prefeituras e contarão com estrutura moderna e tecnológica, por meio do sistema Balcão Único, em que atendentes multitarefa são treinados para realizar diversos serviços, incluindo os municipais. “Um grande ganho para a população de Vinhedo que não precisa mais se deslocar até Campinas ou Jundiaí para utilizar os serviços do órgão. Iniciaremos as adaptações desde já”, comemorou o secretário de Indústria e Comércio, Tiago de Paula.

O Poupatempo pode ser acessado no endereço www.poupatempo.sp.gov.br, pelo aplicativo Poupatempo Digital ou nos totens de autoatendimento.

Autor: Ana Cândida Briski