06 JUL 2021
Vinhedo inaugura novo prédio do CREAS para melhorar atendimento ao morador
Unidade vai funcionar no Jardim Itália com equipe profissional especializada, condições de sigilo e privacidade
A Prefeitura de Vinhedo inaugura nesta quinta-feira (8) o novo prédio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social  (CREAS), que vai funcionar no Jardim Itália, para oferecer atendimento de melhor qualidade, mais conforto e comodidade aos usuários. O CREAS funciona hoje na Secretaria de Assistência Social.

O Centro de Referência Especializado é uma unidade de proteção social específica para o atendimento de pessoas e famílias em situação de ameaça ou que tiveram seus direitos violados, por situação de violência física, psicológica ou sexual, para o cumprimento de medidas sócio-educativas em meio aberto e para o atendimento de situações de abandono.

“A nova sede do CREAS vai contribuir muito para as famílias e cidadãos de Vinhedo que precisam de acolhimento e serviços especializados de atenção especial. O CREAS precisa de uma sede própria para oferecer esse atendimento com a qualidade necessária e desde que assumimos a gestão estamos trabalhando nisso. Essa é uma grande conquista para Vinhedo. Cuidar das pessoas é nossa prioridade”, disse o prefeito Dario Pacheco.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Cristina Mazon, a legislação determina que o CREAS tenha uma sede própria para atender os moradores, funcionando no mínimo cinco dias por semana por oito horas diárias, assegurando equipe profissional especializada, com salas para atendimentos individuais e grupais em  condições de sigilo e privacidade.

O novo local de atendimento, na Rua Eugênio Trevisan, 219, foi locado com recursos federais, sem custo para o município. Os serviços do CREAS serão transferidos para o novo prédio, mas moradores em situação de rua continuarão sendo acolhidos na Secretaria. “Vamos manter neste momento o acolhimento de moradores em situação de rua na Secretaria porque eles estão acostumados a procurar o local, que se tornou referência para essa população”, explicou a secretária. Ela disse que esse atendimento também poderá ser transferido para o novo prédio.

Vulnerabilidade

O CREAS realiza três serviços em Vinhedo. O serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), serviço de abordagem social com moradores em situação de rua e serviço de atendimento sócio-educativo. O Centro de referência atende 168 famílias em situação de vulnerabilidade social, realiza em média 130 abordagens sociais por mês e mais de 1 mil atendimentos mensais.

O serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI) é voltado para moradores de extrema vulnerabilidade social, como vítimas de violência doméstica e abuso sexual de crianças e adolescentes. O atendimento do PAEFI é feito no CREAS e há ainda o atendimento territorializado, uma vez por semana em cada um dos três Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Vinhedo, para facilitar o acesso dos moradores ao serviço.

No serviço de abordagem social com moradores em situação de rua, o CREAS promove busca ativa dessa população para oferecer atendimentos como acolhimento, tratamento na rede municipal de Saúde, nova documentação, contato com a família, passagem para retornar ao local de origem, abrigo onde podem apenas tomar banho e se alimentar ou, se quiserem, permanecer por tempo determinado.

O atendimento sócio-educativo é voltado para adolescentes que deixaram a Fundação Casa. O CREAS acompanha esses adolescentes em liberdade assistida para verificar se estão frequentando escola e os grupos de atendimento, entre outros serviços.

Estrutura

O novo CREAS conta com 10 profissionais, entre assistentes sociais e psicólogos, para atender as famílias do PAEFI, assistente social para a abordagem social da população em situação de rua e psicólogo para os adolescentes em liberdade assistida. O prédio conta com salas para atendimento individual, em grupo, sala da equipe, banheiro com acessibilidade e refeitório.

Autor: Silvana Guaiume