05 AGO 2021
Festival de Teatro de Vinhedo abre inscrições no próximo dia 17 de agosto
  Espetáculos serão exibidos de 13 a 27 de outubro e deverão ter público presencial, conforme o avanço da vacinação e controle da pandemia
A 27ª edição do FESTEVI, Festival de Teatro de Vinhedo, já tem agenda marcada para este ano e deverá receber público presencial, conforme o avanço da vacinação e controle da pandemia. O evento terá as inscrições abertas no próximo dia 17 de agosto e os espetáculos serão exibidos de 13 a 27 de outubro. O regulamento do Festival foi publicado no Boletim Municipal esta semana, no dia 3, e está disponível no site www.vinhedo.sp.gov.br.

“O FESTEVI é um evento tradicional, que coloca Vinhedo como protagonista das artes na região, junto com outros tradicionais eventos culturais da cidade, como o Salão de Artes Visuais. São manifestações que fomentam a produção artístico-cultural, contribuem para criar no nosso município um cenário único de celeiro da arte, fortalecendo nossa identidade local”, disse o prefeito Dario Pacheco.

A participação do público presencial vai acontecer de acordo com as regras do Plano São Paulo de combate à covid-19 para garantir a segurança de todos. “Caso seja necessário, conforme a vacinação avança, vamos definir limite de público para que todos possam participar do evento com proteção e segurança”, explicou o secretário de Cultura e Turismo, Renato Romanetto.

O FESTEVI é uma mostra de teatro competitiva para incentivar e promover as artes cênicas na cidade de Vinhedo na dimensão artística e social, e estimular a formação de grupos de teatro e de público. “O crescente número de jovens participantes foi dando ao FESTEVI uma credibilidade única, colaborando para que se tornasse um dos principais eventos da Secretaria de Cultura e Turismo”, afirmou o secretário.

O FESTEVI conta com duas categorias, estudantil e amador, para incentivar artistas com diferentes vivências e conhecimentos no teatro a se expressarem pela criatividade. As inscrições para a categoria estudantil é exclusiva para grupos de vinhedo. Na categoria amador podem participar grupos da região.  Um corpo de jurados avalia os espetáculos e orienta os grupos, ampliando sua perspectiva sobre a cena. O tema é livre e cada grupo pode ter no máximo 10 integrantes, sendo oito atores. Os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados.

Público

Assim como o número de grupos participantes, o público também aumentou a cada edição. A efetiva participação dos moradores cria em Vinhedo uma plateia interessada em produções cênicas de diferentes regiões, já que o FESTEVI, nos últimos anos, permitiu que grupos amadores de outras cidades também participassem e enriquecessem o Festival com novas experiências e estéticas.

O regulamento do FESTEVI pode ser consultado no endereço eletrônico https://bit.ly/festevi2021, e as inscrições realizadas via formulário no site da Prefeitura de Vinhedo.

Autor: Silvana Guaiume