11 AGO 2021
SANEAMENTO
Sanebavi  promove treinamento de segurança para trabalhadores do setor operacional
Capacitação orienta sobre normas de proteção para garantir segurança e saúde aos servidores
Os trabalhadores do setor operacional da Sanebavi participaram na manhã desta quarta-feira (11) do treinamento de segurança com foco em atividades envolvendo a abertura de valas a céu aberto. O curso com normas e diretrizes de proteção para evitar acidentes foi ministrado pelo engenheiro José Lourenço S. Merlo e pelo técnico de Segurança do Trabalho da Sanebavi, Camilo Kennedy Rosa, para encarregados de obras e manutenção.

“Evitar acidentes é essencial e investir na capacitação e conscientização da equipe é primordial. Queremos sempre promover práticas seguras e um ambiente saudável de trabalho”, afirmou o superintendente da Sanebavi,  Jaderson Spina. Também estiveram presentes no curso o presidente da CIPA, Marlon Alves e a gerente operacional Camila Nascimento.

“A capacitação deve ser contínua em todas as áreas da administração pública e estamos trabalhando para aprimorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados à população”, disse o prefeito Dario Pacheco.

Entre os assuntos abordados na capacitação estão a Norma Regulamentadora (NR) 18 e Norma Brasileira (NBR) 9061, sobre as melhores condutas administrativas, de planejamento e prevenção de acidentes. Os palestrantes abordaram o uso e tipos de escoramento, profundidades, meios de acesso, recursos para saída rápida, riscos com cabos subterrâneos de energia elétrica e, sinalização de isolamento em vias públicas, entre outros temas.

De acordo com o técnico de segurança da Sanebavi, o treinamento com a equipe de encarregados de obras e manutenção é de extrema importância “A capacitação é uma ferramenta elementar para que sejam minimizados riscos e para que seja preservado o bem-estar dos trabalhadores. Esses profissionais que passaram por treinamento irão conduzir as equipes em operação e vão dar suporte para a aplicação das técnicas de segurança durante os trabalhos de manutenção”, destacou.

O servidor Adriano José da Silva saiu satisfeito da atividade “Achei o curso muito bom. A palestra trouxe mais conhecimento e informações para a nossa própria segurança”, disse. O encarregado Marcos Eloi Xavier também aprovou o treino e afirmou  que vai cobrar o uso das normas no dia a dia.

Essa é a segunda capacitação de segurança oferecida pela autarquia este ano. No mês de maio, a equipe de eletricistas recebeu orientações sobre as diretrizes da NR 10.

Autor: Sanebavi