13 AGO 2021
Prefeitura de Vinhedo inicia a entrega dos chromebooks para escolas municipais
Equipamentos para aperfeiçoar aulas online e atividades em classe foram locados com verba proveniente da Câmara Municipal
A Prefeitura de Vinhedo iniciou nesta sexta-feira (13) a entrega dos 172 chromebooks às escolas municipais do Ensino Fundamental I e II da Rede Municipal de Educação, que serão utilizados para ampliar as atividades online e conteúdos disponibilizados pelos professores. O município já vem utilizando recursos tecnológicos desde o início da pandemia.

A primeira entrega foi realizada à diretora da Escola Municipal Cláudio Gomes, Ana Infanger, pelo prefeito Dario Pacheco e pela secretária de Educação, Elisabete Spiguel, acompanhados do presidente da Câmara, Nilton Braghetto, dos vereadores Cris Pc, Inês Diogo, Luiz Vieira, Márcio Melle, Mazinho, Nayla de Souza, Pastor Léo Fernandes, Rodrigo Luglio, Tiago Marra e Val Souza.

“A pandemia vai passar, mas a tecnologia é parte indissociável da nossa rotina. Estamos dando um passo importante na Educação de Vinhedo, que tem que ser cada vez mais tecnológica e participativa. É uma pena as escolas terem demorado tanto para voltar às aulas, enquanto bares estão lotados. O ambiente escolar é um ambiente controlado e as crianças estão carentes sem esse apoio. Espero que no próximo ano possamos avançar muito mais”, defendeu dr. Dario.

O prefeito fez questão de agradecer o vereador licenciado Rodrigo Paixão, que, como presidente da Câmara, sugeriu o repasse da verba à Prefeitura e também agradeceu à ex-secretária de Educação Eliana Chrispim, que iniciou o processo de compra.

O prefeito também reforçou seu compromisso com a implementação do ensino integral em Vinhedo. “Esse é um projeto importante que vamos iniciar no município, de forma escalonada, assim que a pandemia passar, oferecendo atividades relevantes aos alunos no contraturno escolar”, reforçou.

Para a diretora da escola, a tecnologia é muito bem-vinda. “Momento muito gratificante para nós, somos a escola mais antiga de Vinhedo, com 545 alunos e 60 funcionários, e nos sentimos honrados em sermos a primeira unidade a receber os chromebooks, que terão um papel valioso no desenvolvimento da aprendizagem dos nossos alunos”, afirmou.

Segundo a secretária de Educação, a entrega da primeira leva de equipamentos marca o início de uma evolução na rede municipal de ensino em Vinhedo. “A tecnologia deveria já estar na escola há muito tempo, colaborando com o desenvolvimento cognitivo do aluno. Entendemos que esse é um bom número para iniciarmos os trabalhos em classe. Pretendemos ampliar esse número gradualmente e desenvolver cada vez mais o trabalho de formação em mídias, tão essencial aos alunos. Agradeço à Câmara Municipal pelo apoio de sempre”, disse.

Em nome de todos os vereadores, o presidente do legislativo vinhedense, Nilton Braghetto, ressaltou a importância da parceria entre Câmara e Prefeitura para soluções conjuntas. “Esperamos que as crianças possam aproveitar ao máximo essa tecnologia, cuidando e zelando desse material”.

Equipamentos

Os equipamentos foram locados com verba de R$ 750 mil repassada pela Câmara Municipal, ainda no mês de março, para aprimorar o sistema de aulas online com a aquisição de controladora, locação dos chromebooks, licenças de acesso e carrinhos de recarga, totalizando R$ 512 mil. O  valor excedente será utilizado para a locação de mais equipamentos para o ano seguinte.

Cada Unidade Educacional de Ensino receberá, neste primeiro momento, 12 chromebooks e um um gabinete de recarga, que também servirá para locomoção dos computadores. Os equipamentos serão utilizados por alunos e professores da Rede Municipal.

Os chromebooks serão configurados pelos profissionais da Central de Formação e Mídias (Ceformi) e serão entregues gradualmente nas unidades a partir desta sexta-feira, dia 13. Ainda com os recursos do Legislativo, já foram adquiridos outros aparelhos tecnológicos que serão entregues nos próximos dias.

Chromebooks

Os chromebooks são equipamentos criados especialmente para o acesso à rede. Para isso, os aparelhos vêm com o Chrome OS, um sistema operacional baseado no Linux e no navegador Google Chrome. Depois de fazer o login, é possível acessar os serviços online do Google e a loja Chrome Web Store, onde estão programas para diversas atividades, como jogos, edição de fotos e de texto etc.

Os Chromebooks são pequenos e superleves. Na prática, o grande diferencial está no seu sistema operacional que é focado em serviços na nuvem, ideal para quem precisa navegar na internet, executar aplicativos online e armazenar dados na nuvem.

Autor: Ana Cândida Briski