09 SET 2021
SANEAMENTO
Sanebavi divulga percentuais de reservação de água bruta no município
Informação será disponibilizada semanalmente nas redes sociais e no site da autarquia e da Prefeitura; população poderá acompanhar índices
Para informar os moradores de Vinhedo sobre a situação hídrica e as condições da captação de água na cidade, a Sanebavi vai divulgar semanalmente os percentuais dos reservatórios de água bruta. O boletim em formato de ilustração apresenta dados que serão compartilhados nas redes sociais da autarquia, Facebook e Instagram, no site www.sanebavi.com.br, e também nos canais de comunicação da Prefeitura, site www.vinhedo.sp.gov.br, Facebook e Instagram. A ação é inédita, integra o plano de governo do prefeito Dario Pacheco e faz parte do novo modelo de gestão da atual administração.

“Nosso compromisso é com a transparência. Ao mesmo tempo em que estamos investindo para ampliar a oferta e a disponibilidade de água na cidade, com obras de desassoreamento, construção de reservatórios e controle de perdas, entre muitas outras ações, também queremos mostrar aos moradores a real situação do nosso sistema hídrico”, disse dr. Dario.

O superintendente da Sanebavi, Jaderson Spina, afirmou que é fundamental a população acompanhar de perto a situação dos recursos hídricos, com total transparência. “A informação aproxima a população e mostra, de forma clara, o real impacto do período de escassez nos nossos mananciais e reservatórios. Essa conscientização pode ser uma forte aliada para o enfrentamento deste período e foi justamente pensando na rápida difusão das informações que recorremos às redes sociais, para chegar ao maior número de pessoas”, disse Spina.

O informativo será publicado todas as segundas, quartas e sextas com modelos gráficos (desenhos) que representam as represas que abastecem os sistemas Estação de Tratamento de Água (ETA) 1  e ETA 2, com o nível máximo e o nível que se encontram na data da postagem. O sistema ETA 1, responsável pelo abastecimento de mais de 60% da cidade,  é composto pela Represa 1, Represa 2, Represa 3, Chácara do Lago e Lago Xoxó. Já o sistema ETA 2, que atende à região da Capela e demais setores daquela área, tem como fonte de captação a Lagoa Santa Cândida.

Os dados para os boletins são gerados pelo sistema de telemetria do Centro de Controle Operacional (CCO) da Sanebavi, que realiza monitoramento com aparelhos macromedidores e sensores de nível de forma permanente e ininterrupta, registrando em tempo real os níveis e as vazões das captações. “É fundamental que a população como um todo, cada cidadão consumidor, seja nas residências, nos setores do comércio ou na indústria, participe dessa campanha de redução do consumo. O empenho de cada um é fundamental para diminuirmos os possíveis impactos à população“, afirmou Spina.

Autor: Sanebavi