17 SET 2021
MEIO AMBIENTE
Prefeitura de Vinhedo promove ações na próxima semana para celebrar Dia da Árvore
Programação inclui ações de arborização urbana e recuperação florestal, envolvendo escolas municipais e moradores interessados
A Prefeitura de Vinhedo organizou uma série de eventos que se estendem por toda a próxima semana para celebrar o Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro. A programação, de segunda-feira a sábado, inclui ações de arborização urbana e recuperação florestal, envolvendo escolas municipais e moradores interessados em participar dos eventos. A iniciativa está pautada no desenvolvimento humano e econômico com sustentabilidade, uma das prioridades do governo do prefeito Dario Pacheco.

“Não existe desenvolvimento sem sustentabilidade. A Semana da Árvore é uma excelente oportunidade para colocarmos em ação projetos que vão contribuir para melhorar a qualidade de vida da população hoje e para garantir que nossa cidade esteja preparada para os desafios do futuro, mobilizando a população sobre a importância do tema”, disse dr. Dario.

A programação tem início na segunda-feira (20) com os alunos da Escola Municipal Professora Darci Ana Dêgelo Briski, que farão plantio de mudas a partir das 10h. Na terça (21), Dia da Árvore, haverá plantio de mudas no Centro Educacional Infantil Pedrinho, às 15h30, envolvendo as crianças desde cedo em iniciativas de proteção ambiental e preservação.

Na quarta-feira (22), início da primavera, haverá uma ação de compensação ambiental na Praça Sant’anna, às 10h30, aberta ao público,  com o plantio de novas espécies no local para compensar a supressão de árvores que precisaram ser extraídas porque estavam condenadas, com a comprovação de laudos, e ofereciam risco aos moradores e ao patrimônio público.

Ainda na quarta-feira, será aberta a exposição (Re)Florescer, às 16h30, no Memorial do Imigrante, com obras de arte de artistas ceramistas vinhedenses, com representação de flores em cerâmica. A mostra poderá ser visitada por um ano, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Nos dias 25, 26 de setembro, 2 e 3 de outubro, estará aberta das 10 às 15h. Reúne trabalhos variados de ao menos 20 ceramistas do município. Iniciativa para promover a visitação dos moradores ao Memorial, que vem sendo revitalizado desde o início deste ano, estimular a produção artística local, incentivar a formação de público para as artes e fortalecer a identidade cultural de Vinhedo.

Também na Praça Sant’anna, a Prefeitura vai distribuir mudas aos moradores na quinta-feira (23), a partir das 14h. Projeto de recuperação florestal será realizado na sexta-feira, às 14h, na Represa I, também aberto à participação dos moradores. No sábado, encerrando a programação, acontece o projeto de arborização urbana no Condomínio Residencial Morumbi (CDHU), a partir das 10h.

Autor: Silvana Guaiume