Nesta terça-feira (17), a Escola Municipal Ana Degelo Darci Briski promoveu a etapa local da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, às 8h30, no quiosque da unidade. A realização do evento foi coordenada pela Equipe de Educação Ambiental do CEFORMI/SEDUC de Vinhedo, em parceria com a Coordenação Pedagógica da escola.
A Conferência é uma iniciativa de mobilização nacional voltada a escolas com turmas dos anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano), incentivando atividades pedagógicas em prol da justiça climática. A proposta busca engajar estudantes, professores e comunidade em reflexões e ações concretas diante das emergências climáticas e ambientais que desafiam o planeta.
Na unidade escolar, a programação contou com a participação ativa dos alunos do 8º ano, do Clube Socioambiental Green Darci, do grêmio estudantil e de representantes da comunidade local. Além disso, também participaram do processo os alunos do CIC Eduardo Von Zuben e da Escola Municipal Jair Mendes de Barros, ampliando a representatividade e o diálogo entre as instituições. Ao longo do encontro, os estudantes debateram questões ambientais do território e elaboraram propostas socioambientais para transformar a escola e seu entorno em espaços mais sustentáveis, inclusivos e capazes de se adaptar às mudanças.
A VI Conferência Infantojuvenil é parte do processo de preparação do Brasil para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em novembro, na cidade de Belém (PA). A proposta enfatiza a importância do papel dos jovens no fortalecimento da Educação Ambiental crítica, da equidade e da participação democrática nas decisões que influenciam o presente e o futuro.