28 SET 2021
Procon Vinhedo alerta para site falso de leilões que usa brasão da Prefeitura
Sites de leilão devem mencionar o nome do leiloeiro oficial, que deve ser atuante no mercado
O Procon Vinhedo alerta a população para o site denominado www.vinhedoleiloesoficial.com/br/, que vem sendo utilizado para aplicar golpes pela internet. O site usa o nome de Vinhedo, o brasão da Prefeitura e também do Tribunal de Justiça de São Paulo para passar maior credibilidade e efetivar as transações fraudulentas com mais facilidade.

Moradores que efetuaram lances nos leilões procuraram o órgão para registrar queixa. Também há relatos de consumidores lesados no site Reclame Aqui. O CNPJ informado como sendo do site (20.687.150/0001-22) pertence ao grupo Ny Bit Intermediações Ltda, estabelecido em São Paulo, que afirma desconhecer o site e não atua no ramo de leilões.

O Procon orienta que sites de leilão devem mencionar o nome do leiloeiro oficial, que deve ser atuante no mercado. O nome do leiloeiro deve constar no site de uma das 27 juntas comerciais do País. O Procon Vinhedo também orienta os consumidores a verificar o tempo de criação do site, o histórico da empresa e a avaliação de outros consumidores.

Outro ponto de atenção é que pagamento de leilão deve ser feito somente em conta judicial vinculada ao processo, ou ainda em nome do leiloeiro oficial. Verifique se o site tem endereços físicos. Não deposite nenhum valor antes de ver o produto que irá comprar. Consulte o CNPJ informado no site para verificar se ele pertence mesmo ao vendedor. Na dúvida, não pague.

Autor: Ana Cândida Briski