29 SET 2021
Vinhedo chega a 12 dias sem mortes provocadas pelo coronavírus
De 1 a 29 deste mês ocorreram sete óbitos pela doença na cidade, número 44% menor que no mês de agosto
Vinhedo chega a 12 dias, nesta quarta-feira, sem registrar nenhuma morte provocada pelo coronavírus. De 1 a 29 deste foram registrados sete óbitos pela doença na cidade, número 44% menor que no mês de agosto, quando a cidade registrou 16 mortes por covid-19. Lembrando que as mortes são registradas quando são confirmadas por exames, mas podem ter ocorrido em meses anteriores. Em julho foram registrados 19 óbitos e junho foi um dos meses mais trágicos da pandemia, com 28 registros de perdas provocadas pelo vírus.

“Estamos otimistas em relação à pandemia. Doze dias sem mortes é motivo de comemoração para a nossa Saúde. Uma importante batalha que estamos vencendo. Mas é preciso lembrar que a guerra continua e não podemos nos descuidar das medidas de proteção contra o coronavírus, usar máscara sempre, higienizar as mãos, manter distanciamento físico e, sempre que possível, o isolamento social”, disse o prefeito Dario Pacheco.

O número de contaminados também registrou queda este mês. De 31 de agosto a 29 de setembro foram 139 casos confirmados de coronavírus, redução também de 44% em relação ao período anterior, de 30 de julho a 31 de agosto. No mês anterior, de 30 de junho a 30 de julho, foram registrados na cidade 549 novos casos da doença.

“A ampliação da vacinação tem um impacto positivo nesses números. Mas, como disse dr. Dario, ainda não podemos relaxar. A pandemia ainda não foi superada e temos que continuar nos cuidando e nos prevenindo”, disse o secretário de Saúde, Milton Ribolli.

Nesta quarta-feira (29), Vinhedo tem 105.593 vacinas aplicadas, sendo que 91% dos moradores com mais de 12 anos, adolescentes e adultos, receberam ao menos uma dose e 64% estão com o esquema vacinal completo, com duas doses ou dose única. Na população em geral, incluindo crianças, 77% tomou ao menos uma vacina e 54% está com o esquema vacinal completo, com duas doses ou dose única. Essas porcentagens já levam em conta a atualização da população feita pelo IBGE este ano. De acordo com a projeção do IBGE, Vinhedo tem 81.516 moradores em 2021.