As aulas presenciais das oficinas culturais de Vinhedo foram retomadas este mês em Vinhedo para 890 alunos matriculados em 30 modalidades de cursos. A lista dos matriculados em cada modalidade está disponível para consulta da população nos Centros Culturais Vila João XXIII e Engenheiro Guerino Mario Pescarini, além do site da Prefeitura de Vinhedo, www.vinhedo.sp.gov.br. Cada interessado pôde se inscrever em até dois cursos.
“Estamos dando mais um importante passo para a retomada das atividades na pandemia. Adotamos todas as medidas de segurança sanitária para os alunos e oficineiros e estamos celebrando um novo recomeço da cultura. As oficinas são parte da rotina da Secretaria e queremos dar as boas-vindas a todos os que estão recomeçando as atividades. Cultura é cidadania e bem-estar social”, disse o prefeito Dario Pacheco.
Dr. Dario visitou na semana passada o Espaço Cultura Engenheiro Guerino Mario Pescarini, para conferir as medidas que estão sendo praticadas e visitar as salas de aula. Cada turma tem entre cinco e oito pessoas, número reduzido para respeitar a linguagem artística e as normas de distanciamento ainda necessárias em função da pandemia.
“Todas as salas foram preparadas a partir de protocolos de segurança sanitária, compartilhados entre espaços que já retornaram as atividades, para que o retorno se dê da melhor forma, para a saúde dos alunos, funcionários e prestadores de serviço” destacou o secretário de Cultura e Turismo Renato Romanetto.
Lista de espera
Algumas modalidades, em alguns horários, têm lista de espera. Por isso é importante que os alunos matriculados frequentem regularmente as aulas para não perder a vaga, porque há demanda a ser atendida. É importante destacar que três faltas consecutivas sem justificativa geram o desligamento do aluno e a vaga é aberta para quem está na lista de espera. Portanto, mesmo que não foi matriculado ainda pode ser chamado no caso de desistência.
Oficinas Culturais Municipais
As oficinas culturais são as modalidades oferecidas gratuitamente pela Prefeitura de Vinhedo em seus centros culturais nos segmentos de artes cênicas, artes visuais, dança e música. Neste ano ainda foi acrescida a modalidade literatura.
Outra inovação é a implementação de uma nova metodologia de trabalho, com as Oficinas Livres, que têm duração limitada para que mais pessoas possam ser atendidas. Os alunos das Oficinas Livres terão certificação ao final do curso, quando estiverem presentes na maior parte das aulas.
Informações podem ser obtidas nos canais de comunicação da Secretaria de cultura e Turismo, pelo e-mail
secitur@vinhedo.sp.gov.br ou telefone/whatsapp 3876-5393.