30 SET 2021
Vinhedo celebra o Outubro Rosa com mutirão de mamografia
Programação inclui a retomada da prática de lian gong, na área externa do Casm, e mutirão de orientação sobre o câncer de mama
A Prefeitura de Vinhedo celebra o mês do Outubro Rosa com a expectativa de zerar a fila de espera por mamografias na cidade. A fila hoje é de 300 exames, sendo que o mamógrafo inaugurado este ano na Santa Casa realiza em média 250 exames por mês e o restante será feito em mutirão em um sábado de outubro. A data ainda está sendo negociada entre a Prefeitura e a Santa Casa.

Além do mutirão para zerar os exames por mamografia, as unidades de saúde de Vinhedo estão organizando uma série de ações de combate ao câncer de mama durante o Outubro Rosa, ao longo do mês de outubro. Cada unidade está preparando suas atividades.

A programação inclui a retomada da prática de Lian Gong, na área externa do Centro de Atenção à Saúde da Mulher (Casm), no dia 7 de outubro, das 8h às 9h. A iniciativa comemora ainda os 10 anos do Casm. No dia 13 de outubro haverá um mutirão de orientação sobre o câncer de mama, também em frente ao Casm, das 8h às 12h.

“Ainda estamos sob o impacto da pandemia, mas nossas unidades de saúde estão mobilizadas para criar uma programação alegre no mês em que estamos mobilizados na prevenção e no combate ao câncer de mama. Este ano podemos celebrar que estamos perto de zerar a fila por mamografia na nossa cidade. Colocar nosso mamógrafo para funcionar no início deste ano foi uma grande conquista da nossa administração para todos”, disse o prefeito Dario Pacheco.

Segundo o secretário de Saúde, Milton Ribolli, outubro deve marcar o fim da fila de espera por mamografia em Vinhedo. “Este ano vamos celebrar o Outubro Rosa sem filas à espera de exames de mamografia, um grande avanço na saúde das mulheres da nossa cidade. A prevenção é o melhor recurso no combate ao câncer de mama”, disse. Ele explicou que os eventos do Outubro Rosa nas unidades de saúde serão organizados e divulgados durante todo o mês.

A atividade do Lian Gong é aberta aos interessados. Ela foi suspensa por causa da pandemia e será retomada no dia 7. Vai acontecer todas as quartas-feiras, na área externa do Casm, das 8h às 9h. O Casm fica na Rua Juliana Von Zuben Degelo, 90, na Capela.

Outubro Rosa

O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama e foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Liang gong

O Lian Gong é uma prática chinesa composta por exercícios que podem ser praticados por qualquer pessoa, de crianças a idosos, em qualquer lugar para aliviar dores, estresse, melhorar o humor e a disposição, entre outros benefícios. A ginástica terapêutica denominada Lian Gong significa o fortalecimento harmonioso do corpo e permite que o indivíduo se mova sempre respeitando suas condições físicas.

Os exercícios têm como finalidade reestabelecer os movimentos naturais do corpo, na musculatura e nas articulações, permitindo o alongamento, fortalecimento do tônus muscular, consciência postural, promoção do aumento da capacidade respiratória, produção de endorfinas e reequilíbrio das energias. O Lian Gong contempla 54 exercícios divididos em três séries de 18 exercícios cada uma.

Autor: Silvana Guaiume