18 OUT 2021
Prefeitura de Vinhedo realiza mutirão de exame de Papanicolau no sábado (23)
1º Mutirão de Papanicolau para mulheres acima de 25 anos acontece no Centro de Atenção à Saúde da Mulher (CASM), das 7h às 17h
Dentro da programação do Outubro Rosa, mês de combate ao câncer de mama e outros cânceres femininos, a Prefeitura de Vinhedo vai realizar no sábado (23) o 1º Mutirão de Papanicolau para mulheres acima de 25 anos, no Centro de Atenção à Saúde da Mulher (CASM), na Rua Juliana Von Zuben Degelo, 90, na Capela. O mutirão acontece das 7h às 17h sem necessidade de agendamento.

As mulheres interessadas, acima de 25 anos, devem comparecer ao local para realizar o exame, que será feito por ordem de chegada das pacientes. Cinco profissionais estarão trabalhando para realizar o Papanicolau nas vinhedenses. O Papanicolau é um exame preventivo para detectar alterações nas células do colo do útero da mulher, se há infecção pelo HPV, ou outra infecção que precisa ser tratada.

“O Papanicolau, assim como a mamografia, são dois grandes aliados da saúde feminina e estamos realizando mutirões dos dois exames em Vinhedo neste Outubro Rosa. Vamos atender as mulheres que precisam fazer o Papanicolau por demanda espontânea e vamos zerar a fila de mamografia na cidade este mês. Ações importantes para cuidar da saúde da população. Saúde é a prioridade das prioridades”, disse o prefeito Dario Pacheco.

A Secretaria de Saúde informou que a equipe foi preparada para atender à demanda da população feminina nessa faixa etária, acima de 25 anos, de acordo com o histórico das unidades de saúde. Caso haja uma procura maior do que a capacidade de atendimento, serão distribuídas senhas e os exames excedentes poderão ser reagendados para outros dias.