04 NOV 2021
ESPORTE E LAZER
Copa Ito de Futebol começa no sábado com a primeira rodada dos Grupos A e B
Será primeiro campeonato oficial do município após a retomada de atividades presenciais da Secretaria de Esportes
A Copa Ailton Luiz Bertan “Copa Ito” de Futebol, para os atletas Master, a partir de 40 anos, começa a ser disputada no sábado (6), com a primeira rodada dos Grupos A e B. A copa reúne nove equipes e cerca de 180 atletas que vão disputar os jogos durante os meses de novembro e dezembro, às sextas-feiras e sábados.  A final está marcada para o dia 18 de dezembro.

Será o primeiro campeonato oficial do município, após a retomada de atividades presenciais da Secretaria de Esportes e Lazer. As inscrições dos times foram encerradas no dia 25 de outubro. O Grupo A, com cinco equipes, vai disputar cinco rodadas e o Grupo B, com quatro equipes, vai disputar três rodadas.

“A Copa Ito homenageia um importante atleta de Vinhedo, reconhecido em todo o País, e traz de volta à cidade os campeonatos de futebol, suspensos durante a pandemia. Ficamos orgulhosos com o número de equipes que vão disputar as partidas. Praticar esportes é saúde preventiva”, disse o prefeito Dario Pacheco.

Estão inscritos na Copa Ito de Futebol os times Atlético Palmares, Sertãozinho, Santa Cândida, Os Tigres e Gálatas, no Grupo A, e Resenha, Unive FC, Valentes FC e Botafogo, no Grupo B. Para participar do campeonato, cada equipe doou 36 litros de leite, que serão destinados às famílias atendidas pelo Fundo Social de Solidariedade.

Na primeira rodada, Atlético Palmares enfrenta Os Tigres às 13h45 e Resenha entra em campo contra o Botafogo às 15h30, no Campo Alaor de Jesus Cieni (Campo da Capela). No Campo Carlos Luis Saltori (Campo do São Maheus), Sertãozinho pega o Santa Cândida às 13h45 e o Unive FC joga contra o Valentes FC às 15h30. As demais rodadas serão divulgadas nas próximas semanas.

O jogador Ito

O jogador Ailton Luiz Bertan nasceu em Vinhedo e morreu no dia 4 de junho deste ano, após lutar contra um câncer, a 18 dias de completar 63 anos. Zagueiro, iniciou a carreira nas categorias de base da Ponte Preta em 1973 e profissionalizou-se seis anos depois no Velo Clube de Rio Claro, que naquele ano estreou no Campeonato Paulista da primeira divisão.

Em 1978, assinou seu primeiro contrato profissional com o Velo, passou depois pelo Santos, Francana, XV de Piracicaba, Internacional de Limeira, Rio Branco de Americana e Associação Esportiva Araçatuba, onde encerrou sua carreira, em 1991, aos 33 anos. Formado em Educação Física, trabalhou na Secretaria de Esportes e Lazer de Vinhedo na função de treinador de futebol, além de participar ativamente da organização de campeonatos.

Autor: Silvana Guaiume