05 NOV 2021
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Vinhedo cria projeto para instituir Sistema de Inspeção Municipal consorciado na RMC
Ação será articulada pelo Sebrae para adesão do maior número de cidades e será apresentado à Agência Metropolitana de Campinas
A Prefeitura de Vinhedo idealizou um projeto que será apresentado à Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp) para instituição do Sistema de Inspeção Municipal (SIM) de forma consorciada na Região Metropolitana de Campinas (RMC). O projeto será articulado pelo Sebrae para adesão do maior número de cidades, conforme debatido em reunião na Prefeitura nesta sexta-feira (5). No encontro, representantes do Sebrae Vinhedo apresentaram os números dos atendimentos realizados este ano no município.

“A parceria com o Sebrae tem sido muito produtiva para Vinhedo, com a realização de capacitação tanto de pessoas físicas quanto de empresas do nosso município, fortalecendo ainda mais nossa economia e contribuindo para a formação de mão de obra capacitada. É uma importante parceria que queremos consolidar ainda mais”, disse o prefeito Dario Pacheco.

Segundo o secretário de Indústria, Comércio e Agricultura, Tiago de Paula, o projeto da instituição do SIM de forma consorciada abrirá mercado para produtores e produtos de base animal na RMC, que conta com público consumidor de mais de 3 milhões de pessoas. O SIM promove inspeção e fiscalização dos estabelecimentos de produtos de origem animal e seus produtos, e promove ainda o registro sanitário desses estabelecimentos.

Em junho, em parceria com o Sebrae, foi realizado em Vinhedo o curso  Painel de Sensibilização do SIM para Produtos de Origem Animal, destinado aos empreendedores que produzem produtos alimentícios com pelo menos 50% de ingredientes de origem animal

Participaram da reunião nesta sexta (5) o prefeito dr. Dario, o secretário Tiago de Paula, o gerente do Sebrae Regional Campinas, Nilcio Freitas, os consultores do Sebrae Campinas Sizinio Neto e Silvio Rosa. Freitas sinalizou sobre a importância do atendimento ao médio e pequeno empresário de Vinhedo e sinalizou que no próximo ano os trabalhos serão ainda mais numerosos.

Segundo o Sebrae, foram capacitados em Vinhedo 373 moradores em 41 cursos técnicos realizados na cidade este ano. O Sebrae informou que fez 3.963 atendimentos em geral no município, para 191 pessoas físicas, potenciais empreendedores, e 140 empresas. Esses cursos e atendimentos somaram investimentos de R$ 495,6 mil, sendo que o Sebrae prevê investir R$ 541 mil até o fim deste ano na cidade.